Fortaleza amplia plano de mobilidade para jogo do Brasil no Castelão

01/07/2014 - 11:28
Torcedores terão 350 ônibus gratuitos à disposição de sete locais de Fortaleza. Jogo contra a Colômbia será na sexta-feira, a partir das 17h

Foto: Thiago Cafardo/Portal da Copa#O plano de mobilidade de Fortaleza foi ampliado para a partida da próxima sexta-feira (04.07) entre Brasil e Colômbia, a partir das 17h, na Arena Castelão. O jogo é válido pelas quartas-de-final e será o último na capital cearense nesta Copa do Mundo. Ao todo, os torcedores terão 350 ônibus grátis à disposição a partir das 11h em sete bolsões de estacionamento espalhados pela cidade – shoppings Parangaba, Jóquei, Iguatemi e Via Sul, campus do Pici da UFC, Cambeba e Unifor. No início, o plano previa 300 veículos extras até o estádio.

Segundo Calina Albertini, coordenadora de Mobilidade da Secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza (Secopafor), o reforço nos ônibus será importante principalmente para a volta dos torcedores aos bolsões de estacionamento depois do jogo. “As pessoas precisam ter mais paciência para esperar e respeitar as filas, que são normais em dias de grandes eventos”, citou a gestora, com relação ao escoamento total do público após o termino da partida.

Nos cinco jogos do Mundial realizados na capital cearense, pelo menos 228 mil pessoas utilizaram as linhas especiais de ônibus para ir ao Castelão, média de 45 mil por jogo e cerca de 75% do público presente no estádio. “No geral fazemos uma avaliação super positiva do plano de mobilidade de Fortaleza para a Copa. Está sendo uma ação bem sucedida”, afirmou. Além deles, cerca de 15 mil pessoas com mobilidade reduzida foram transportadas até a porta da Arena Castelão por meio de micro-ônibus especiais.

Na partida do último domingo (29.06) entre Holanda e México, na Arena Castelão, os torcedores dos dois países elogiaram o sistema de transporte utilizado para atender o público. “ “Fiquei impressionado com a quantidade de ônibus e a rapidez até o estádio”, afirmou o holandês Geurt Roos, de 61 anos. “Está tudo confortável e rápido. Melhor do que em muitos lugares por onde já passamos”, disse o torcedor mexicano Pablo Maurício, que estava acompanhado da esposa Stacy.

Metrô

Além dos ônibus, os torcedores que moram em Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, terão metrô gratuito nesta sexta-feira até a estação Parangaba, na capital, em frente ao bolsão de estacionamento de onde saem os ônibus especiais. O metrô, que ainda está em fase de testes, funcionará duas horas antes e duas depois da partida – entre 15h e 21h.

Fan Fest

Os torcedores que forem acompanhar a partida do Brasil contra a Colômbia na Fan Fest (Praia de Iracema) terão ainda veículos especiais à disposição partindo dos sete terminais de integração da cidade – Lagoa, Conjunto Ceará, Papicu, Parangaba, Siqueira, Messejana e Antônio Bezerra.

Endereço dos bolsões de estacionamento

- Centro de Eventos/Unifor: avenida Washington Soares, 999
- Campus do Pici da UFC: avenida Mister Hull, 2977
- Cambeba: avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N
-  North Shopping Jóquei: avenida Lineu Machado, 419
- Shopping Parangaba: rua Germano Franck, 300
- Shopping Iguatemi: avenida Washington Soares, 85
- Shopping Via Sul: avenida Washington Soares, 4335

Thiago Cafardo, do Portal da Copa em Fortaleza

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+
Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+