Gastronomia brasileira é bem avaliada por 93% dos estrangeiros que visitaram o país na Copa

28/07/2014 - 19:02
Aumento no movimento de bares foi, em média, de 25% durante os jogos

Experimentar a culinária brasileira foi uma das atividades mais praticadas pelos turistas internacionais que vieram para a Copa do Mundo. De acordo com estudo realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), 93,1% dos estrangeiros avaliaram positivamente a gastronomia do nosso país.

Nos bares, onde normalmente são vendidos petiscos e bebidas alcoólicas, o movimento durante os jogos aumentou, em média, 25%, sendo que nas regiões mais frequentadas por turistas estrangeiros foi registrado um índice de até 200%, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

A culinária típica foi oferecida, inclusive, nos estádios de futebol das cidades que sediaram as partidas. No Mineirão, em Belo Horizonte, um dos destinos mais visitados pelos turistas estrangeiros, um dos pratos que constavam no cardápio era o feijão tropeiro. Tambaqui com fritas, bolo de rolo, tapioca, biscoitos de polvilho, acarajé e cocada, todos pratos regionais, também eram oferecidos em algumas arenas.

Entre as refeições brasileiras, os turistas estrangeiros valorizam, em especial, o café da manhã - oferecido como cortesia na maioria dos meios de hospedagem, de acordo com levantamento do portal de serviços turísticos hotéis.com. Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, “o café da manhã é aquele item de hospitalidade que mais aproxima o turista do meio que o hospeda. É um serviço que fideliza e conquista o viajante".

A culinária vem ganhando importância no turismo brasileiro. Dados da Confederação Nacional de Turismo registram, por ano, dez grandes encontros que reúnem chefs brasileiros e estrangeiros e restaurantes tradicionais no país. Além disso, os festivais regionais já ultrapassam dez mil edições.

Pesquisa de demanda turística internacional, realizada pelo MTur (2012), aponta a gastronomia como um dos itens com maior aprovação entre os visitantes estrangeiros: cerca de 90% de satisfação. Isso prova que o turismo gastronômico está presente tanto nas opções de lazer quanto para os negócios.

Fonte: Ministério do Turismo

Notícias Relacionadas

Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo
+
Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+