Governo do Rio Grande do Sul faz testes para a Copa durante o Master de Atletismo

18/10/2013 - 11:38
Estima-se que o público local envolvido com o evento chegue a 50 mil pessoas. Software de segurança está sendo usado para monitorar os locais de competição

Camila Domingues/ Palácio Piratini#

O XX Campeonato Mundial de Atletismo Master (WMA), considerado o maior evento esportivo da história do Rio Grande do Sul, está servindo como teste para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Realizado pelo governo do estado, o Mundial teve início na quarta-feira (16.10) e segue até o próximo dia 27.

"Este é o maior evento dos últimos 50 anos no estado. Aqui temos 82 países e 4.135 atletas. Devido a sua amplitude, estamos fazendo todos os testes para os jogos da Copa em Porto Alegre", disse o secretário da pasta, Kalil Sehbe.

De acordo com Kalil, a integração entre saúde, segurança e mobilidade urbana é fundamental para o bom andamento do evento. Ele informou que, para a  segurança pública, foi criado um novo software que acompanha os locais de competições minuto a minuto, com a integração de todas as polícias.

As disputas estão ocorrendo no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), no Centro Esportivo da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Esef/UFRGS) e na orla do Guaíba. Quinze ônibus exclusivos estão fazendo todo o roteiro pela cidade.

O WMA reúne atletas de 35 anos a 99 anos. Considerando os acompanhantes, são cerca de 10 mil pessoas, que contam com a ajuda de 500 voluntários. Estima-se que o público local envolvido com o evento chegue a 50 mil.

A competição é regida pelos regulamentos da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), a entidade máxima da modalidade no mundo. Informações, programação e mais notícias sobre WMA podem ser obtidas em https://wma2013.com/.

Fonte: Secopa/ RS

Notícias Relacionadas

Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+
Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10/6 e 13/7. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital
+