Governo federal fala sobre avanços na preparação da Copa 2014 para jornalistas estrangeiros

12/12/2012 - 17:08
Ministra do Planejamento, secretário executivo do Ministério do Esporte e presidente da Embratur detalharam aspectos da organização do país para o Mundial

Representantes do governo federal receberam nesta quarta-feira (12.12) jornalistas estrangeiros que participam da press trip pelas cidades-sede da Copa das Confederações FIFA 2013. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior; o presidente da Embratur, Flávio Dino, e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, apresentaram dados sobre o Brasil e responderam a perguntas da imprensa internacional.

Para Luis Fernandes, o fato de o Brasil sediar os dois maiores eventos esportivos e midiáticos do mundo é de grande importância para gerar benefícios em vários setores. "É uma oportunidade histórica para o Brasil fomentar o desenvolvimento nacional", disse. O secretário explicou também a estrutura criada pelo governo federal para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e como as 12 cidades-sede estão aproveitando o Mundial para investimentos. "As 12 sedes estão se tornando 12 polos de desenvolvimento regional", afirmou.

A ministra Miriam Belchior salientou as ações federais e apresentou números da economia brasileira e a evolução em setores como educação, geração de emprego e distribuição de renda. "O país está crescendo e diminuindo a desigualdade social. Nos últimos dez anos, o Brasil criou 1,9 milhão de empregos por ano", disse. A ministra comentou, ainda, as oportunidades geradas pelos grandes eventos que serão sediados em território brasileiro. "Esses eventos serão fundamentais para atrair turistas e investimentos. Além disso, a Copa e as Olimpíadas deixarão legado na área de habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, entre outros."

O presidente da Embratur destacou a importância de ações de promoção do país, como a realização da press trip. Para ele, os dois eventos esportivos ajudam ainda mais o turismo nacional. "Estamos vivendo um momento especial no turismo e queremos aumentar ainda mais o número de turistas que visitam o nosso país", completou.

A press trip é coordenada pela Embratur, em parceira com o Ministério do Esporte, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, a FIFA e autoridades estaduais e municipais.

Fonte: Ministério do Esporte

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+