A Infraero homologou a licitação das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Manaus (Eduardo Gomes). O consórcio Encalso-Engevix-Kallas foi declarado vencedor do processo nesta última segunda-feira (19.09). O investimento no terminal amazonense terá investimentos de R$ 344,02 milhões. As próximas fases compreendem entrega da documentação por parte do consórcio para posterior assinatura do Termo de Contrato e Ordem de Serviços.
As obras no Eduardo Gomes compreendem a reforma e ampliação do Terminal de Passageiros 1, para aumentar a capacidade operacional do complexo e oferecer mais conforto aos usuários. O terminal terá sua área ampliada de 43 mil para 97,25 mil m² e a capacidade operacional passará de 4, 2 milhões de passageiros por ano para nove milhões de passageiros por ano.
Entre as melhorias previstas no projeto de modernização estão alterações que permitirão as operações de embarque e desembarque de passageiros em níveis diferentes, para agilizar o fluxo de pessoas no trajeto entre aeronaves e terminal; ampliação no número de balcões de check-in; novas esteiras de bagagem e sistemas elétricos. Além disso, será feita a substituição de pisos, revestimentos e serão incorporados requisitos ambientais, como iluminação direcionada, uso de energia mais eficiente na climatização do terminal e o uso de águas pluviais no sistema de abastecimento do aeroporto.
“O andamento do processo enfatiza o compromisso da Infraero com os usuários do Eduardo Gomes, buscando o máximo de transparência em relação às ações realizadas pela empresa”, afirmou Rubem Ferreira Lima, superintendente da Regional Noroeste da Infraero.
Assessoria de Imprensa - Infraero