A primeira rodada do Grupo D ficou na medida para os ucranianos, anfitriões da Eurocopa 2012 em parceria com a Polônia. No primeiro duelo do dia, o clássico entre França e Inglaterra terminou em 1 x 1, em Donetsk. Na segunda partida, em Kiev, a Ucrânia saiu perdendo mas conseguiu a virada com dois gols do veterano artilheiro Shevchenko. Assim, a Ucrânia lidera a chave, com três pontos, seguida por Inglaterra e França, com um. Na sexta-feira, 15.06, os ingleses encaram a Suécia, em Kiev, e os franceses, novamente em Donetsk, enfrentam a Ucrânia
Depois das três rodadas da fase de classificação, os dois melhores de cada um dos quatro grupos se qualificam para as quartas-de-final, quando tem início o mata-mata. O campeão da Eurocopa se juntará a Brasil, Uruguai, México, Espanha, Japão e Taiti na Copa das Confederações de 2013. A última vaga sairá da Copa Africana de Nações de 2013. Se a Espanha, atual campeã mundial, vencer a Eurocopa, a vaga em 2013 ficará para o segundo colocado da Eurocopa.
Na primeira partida desta segunda-feira, Inglaterra e França fizeram um duelo de intensa movimentação e entrega. Os franceses mostraram mais qualidade, domínio e chances ao longo do confonto. Mas foram os ingleses que abriram o placar, numa jogada tipicamente da terra da Rainha: chuveirinho na área, numa falta cobrada por Gerrard, e Lescott subiu mais que a zaga para conferir de cabeça, aos 29 minutos do primeiro tempo. Nasri, num chute forte de fora da área, aos 38 minutos da primeira etapa, igualou a contagem e deu números finais ao marcador.
Já em Kiev, a torcida anfitriã levou um susto, mas saiu satisfeita do Estádio Olímpico. A Suécia, com um gol do atacante Ibrahimovic, abriu o marcador no segundo tempo, aos seis minutos. Os ucranianos não se abateram e conseguiram a igualdade e a virada em dez minutos, com dois gols de cabeça do artilheiro Shevchenko, aos nove e aos 16 minutos. Quando foi substituído, aos 35, Shevchenko foi aplaudido de pé pela torcida.
A Eurocopa está sendo disputada na Polônia e na Ucrânia e reúne 16 equipes, divididas em quatro chaves. As duas melhor qualificadas em cada grupo se classificam para as quartas de final, em esquema de mata-mata. O campeão reserva vaga na Copa das Confederações de 2013, no Brasil. Caso a Espanha, atual campeã mundial e já qualificada para o torneio, vença a competição, a vaga no Brasil ficará com o vice da Eurocopa.
Leia também:
» Espanha e Itália ficam na igualdade. Croácia vence a Irlanda e lidera
» Holanda tropeça e Alemanha conquista vitória sobre Portugal
» Russia mostra autoridade na abertura da Eurocopa 2012
» Dois jogos abrem a Eurocopa, que vale vaga na Copa das Confederações
Portal da Copa