Iniciado nesta sexta (09.11) o plantio do gramado do Mineirão

09/11/2012 - 16:25
A previsão é de que o trabalho seja finalizado em uma semana. Obras de modernização da arena estão 93% concluídas

Renato Cobucci/ Agência Minas#

A grama do Mineirão começou a ser plantada na manhã desta sexta-feira (09.11). No total, cerca de 540 mil mudas formarão o gramado de 105m x 68m de dimensão. Serão todas colocadas à mão sobre uma camada arenosa formada de matéria orgânica, fibra e resíduos elásticos.

Após o plantio, uma máquina conhecida como cultivadeira vai rolar sobre o tapete verde para fixar as mudas ao solo. A previsão é de que o plantio da espécie Bermuda Celetration seja finalizado em uma semana.

Segundo o engenheiro Ricardo Barra, diretor-presidente da empresa responsável pelas obras e futura operadora do estádio, o período chuvoso do verão belorizontino é propício ao desenvolvimento da espécie. “A espécie é adequada ao clima da cidade. Uma outra espécie,  típica de inverno, será semeada após o verão”, explicou.

A grama do Mineirão foi plantada em abril deste ano numa fazenda de Bonsucesso, interior do estado. Após ser lavado a seco, o material foi transportado em caminhão refrigerado a 5º C até a capital.

Obras

As obras de modernização do Mineirão estão 93% concluídas. Cerca de 2.000 operários trabalham atualmente no canteiro. A construção dos bares e banheiros atingiu 96% de conclusão.

Também estão avançadas as atividades de infraestrutura elétrica e hidráulica, a instalação da membrana da cobertura,  a montagem da passarela que liga o estádio ao Mineirinho e a colocação dos guarda-corpos e catracas na esplanada. A instalação das cadeiras está 95% concluída. Telões e iluminação no interior do estádio também já estão sendo colocados.

A entrega das obras está marcada para 21 de dezembro. A partida inaugural está prevista para o primeiro trimestre de 2013.

Fonte: Agência Minas

Notícias Relacionadas

Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+
Equipamentos substituem luminosidade do sol, favorecendo a germinação da grama
+
Centro Integrado de Comando e Controle regional realizou 1,1 monitoramentos diários e acompanhou 300 atividades essenciais durante os 31 dias do Mundial na capital mineira
+
Estimativa é que o volume recolhido aumente a renda de catadores em cerca de 100%. Legado de inclusão social e conscientização ambiental também é destacado
+