Invasão verde, vermelha e branca no acesso à Arena Pernambuco para México e Croácia

23/06/2014 - 16:48
Mais uma vez, o sistema de transporte público, que inclui BRT, metrô e estacionamentos periféricos, foi elogiado pela organização e rapidez

A chuva ameaçou, mas não estragou a festa de croatas e, principalmente, mexicanos na ida à Arena Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (23.06), em São Lourenço da Mata (região metropolitana de Recife). As duas equipes do Grupo A se enfrentam, às 17h, pela permanência na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Mais uma vez, o sistema de transporte público, que inclui BRT, metrô e estacionamentos periféricos, foi elogiado pela organização e rapidez.

A torcida mexicana promoveu uma verdadeira invasão no Recife e era maioria absoluta em volta à Arena no início desta tarde. Músicas clássicas das arquibancadas latinas e muitas fantasias dominaram a torcida, confiante na classificação para as oitavas de final. Guerreiros astecas, Chapolins Colorados, tequilas e até a mascote do mundial de 1986, chamado de El Pique, marcam presença no estádio.

Francisco Reyes e dois amigos aproveitaram o calor e apostaram na fantasia de guerreiro asteca para apoiarem o México das arquibancadas. Ele conta que, apesar da distância da capital, o caminho até a Arena Pernambuco foi tranquilo. “Usamos um metrô e circular. O estádio fica longe, mas tudo estava bem organizado”, comentou.

Apesar de estarem em minoria, os croatas não ficam atrás na animação. Para eles, o time comandado por Niko Kovac tem mais qualidade do que os jogadores da El Tri. Pelo menos é nisso que Morin Slade e Toni Pendo, ambos da cidade de Drobovnik, acreditam. “De qualquer forma, tudo que queremos é um jogo justo. Que vença o melhor”, desafia Morin. No meio da multidão verde e vermelha, eles tentavam achar conterrâneos. “Os mexicanos são muitos, hoje não há nada que possamos fazer a não ser gritar mais alto que eles. Mas o clima está muito bom, todos celebrando juntos”, conta Toni.

Diferente das outras duas partidas no estádio, notou-se poucos torcedores de outras nacionalidades. Alguns colombianos, australianos e ingleses, mas em menor número. Apesar do feriado de São João e do jogo do Brasil na mesma hora, a torcida verde-amarela também esteve presente. Foi o caso de Victor Hugo Vieira. “Estou vindo para a Arena desde o primeiro jogo, quando usei o BRT pela primeira vez. Como o sistema funcionou e não faz trasbordo, estou sempre optando por ele para chegar aqui”, explicou.

Croácia x México - Arena Pernambuco - Torcida

Croácia x México - Arena Pernambuco - Torcida

Laura Cortizo, do Portal da Copa no Recife

Notícias Relacionadas

Tarifa é de R$ 2,15 e os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Estádios da Copa 2014 são pioneiros na busca de certificação ambiental internacional
+
Capital pernambucana foi considerada boa ou ótima por 82,3% dos visitantes que estiveram na cidade durante o período de jogos da Copa do Mundo
+