Itália e Uruguai se enfrentam em partida de “vida ou morte” na Arena das Dunas

24/06/2014 - 00:28
Azzurra joga por empate para se classificar no grupo D e Celeste só pensa na vitória

Getty Images#

A primeira fase da Copa do Mundo reserva um jogo especial nesta terça-feira (24.06), que poderia ser uma final do torneio. Às 13h, na Arena das Dunas, Itália e Uruguai fazem um duelo de “vida ou morte”. No Grupo D, que já tem a Costa Rica classificada, os italianos jogarão por um empate, enquanto os uruguaios precisarão da vitória para avançar às oitavas de final.

Getty Images#

Vindo de um tropeço contra os costarriquenhos quando perdeu por 1 x 0, a Azzurra tem mantido um discurso de que mesmo tendo a vantagem do empate não quer pensar em outro resultado que não seja a vitória. Caso seja desclassificada, a partida marcará a despedida do ídolo italiano Andrea Pirlo. O meio-campista prometeu se aposentar da seleção após a Copa do Mundo.

“Espero ganhar e continuar avançando. A eliminação não me passou pela cabeça e nem vai passar. O objetivo agora é vencer, jogando com essa camisa que é a mais maravilhosa que um jogador pode imaginar”, falou o número 21 do time na véspera da partida.

Segundo ele, se a classificação não vier será uma decepção total no grupo. “Claro que seria uma grande decepção não só pra mim, mas para todo o time. Mas não consideramos isso e estamos nos preparando para que não aconteça. Sabemos da nossa força e tudo depende da gente”, afirmou Pirlo.

O técnico Cesare Prandelli não confirmou os 11 titulares e disse que essa será a partida mais importante da sua carreira. “Vamos brigar pela classificação e os nossos jogadores têm que estar confiantes e acreditar até o fim”.

Sem o volante De Rossi, machucado, a vaga deve ser preenchida por Verratti. O meia Candreva deve ser sacado para a entrada do atacante Immobile, levando a equipe a atuar no 3-5-2. Antes na lateral esquerda, Darmian pode ir para a direita, dando lugar a De Sciglio, recuperado de lesão. Desta forma, Abate perderia a vaga de titular.

Desta maneira, o desenho da seleção italiana teria: Buffon, Barzagli, Bonucci e Chiellini; Darmian, Verratti, Pirlo, Marchisio e De Sciglio; Immobile e Balotelli.

Só a vitória interessa

O Uruguai vai para o tudo ou nada. A vitória é o único resultado que dará a classificação à próxima fase. “Sabemos o que a Itália quer, que é a classificação. Nós também queremos. Vai ser um jogo lindo para se jogar e esperamos ver a melhor Itália querendo passar, assim como o Uruguai”, disse o atacante Luis Suárez.

Na visão do técnico Oscar Tabárez, a partida será mais um desafio dentre os vários que a seleção já encarou. “Eles jogam por dois resultados para se classificar (vitória ou empate) e estão em vantagem. Mas estamos cientes do que temos que fazer. Esse é um desafio a mais dentro de muitos dessa seleção. Não sabemos como a Itália virá. Nós lidamos com possibilidades. Devido ao que o jogo significa, ambos dependem de um resultado positivo, no qual cada equipe vai jogar a sua classificação ou voltar para casa. Nós conhecemos a Itália e eles sabem o que queremos tirar da partida. Quando olharmos a escalação, dependendo de como eles vierem, saberemos como irão jogar. Com base nisso, definiremos a nossa tática. Temos experiência em trabalhar dessa forma. Claro que não é a ideal, mas acontece com frequência no Mundial”, destacou o treinador da Celeste.

Tabárez também escondeu o time titular, apesar de ter se mostrado satisfeito com a formação que venceu a Inglaterra por 2 x 1. Segundo ele, a equipe esteve bem equilibrada na defesa e no ataque, mesmo apresentando algumas variações. Como o zagueiro Lugano segue tratando de uma lesão, o jovem defensor José Gimenez continuará como titular. A boa notícia é o retorno do lateral-direito Maxi Pereira, que cumpriu suspensão após ter sido expulso na estreia contra a Costa Rica.

O provável Uruguai tem: Muslera; Maxi Pereira, Godín, José Gimenez e Martín Cáceres; Álvaro González, Arévalo Ros, Lodeiro e Cristian Rodriguez; Suarez e Cavani.

» Veja o perfil completo do Uruguai

» Veja o perfil completo da Itália

Getty Images#

Classificação

De concreto, o Grupo D da Copa do Mundo tem a Costa Rica classificada para as oitavas de final e a Inglaterra eliminada. As duas equipes também jogam às 13h desta terça-feira (24.06), no Mineirão, em Belo Horizonte. Os costarriquenhos necessitam apenas de um empate para garantir a liderança da chave. Se perder, o saldo de gols definirá o líder.

Na partida da Arena das Dunas, a Itália poderá empatar para avançar, mas neste caso como segundo colocado. Para ficar em primeiro, a Azzurra terá que derrotar o Uruguai e tirar uma diferença de três gols da Costa Rita, que neste caso terá que perder. Para a Celeste, só a vitória interessa para se classificar, mas como líder só se a Costa Rica perder e os uruguaios tirarem uma diferença de quatro gols no saldo.

» Vai ao estádio na Copa? Saiba quais objetos você não pode levar

» Conheça os detalhes da Arena das Dunas

Paulo Victor Correia, do Portal da Copa em Natal

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+