Justiça acompanha operações com lanchas que serão usadas em Manaus durante a Copa

28/04/2014 - 15:06
Cerca de R$ 100 milhões estão sendo investidos pelo governo do Amazonas e pelo governo federal na capacitação de profissionais e na estrutura de segurança

Divulgação MJ#A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) acompanhou, na última semana, os testes operacionais das 12 lanchas entregues ao estado do Amazonas pelo governo federal. As embarcações serão utilizados para reforçar a segurança no entorno de Manaus durante a Copa do Mundo.

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destacou o legado gerado pela Copa do Mundo. “O governo federal passou para o governo do estado equipamentos de primeira linha para a área de segurança. Isso vai garantir um bom padrão de segurança na Copa do Mundo. Esses equipamentos vão permitir a ação integrada das forças de segurança pública com o que há de mais moderno”, afirmou.

Construídas em alumínio naval para suportar a navegação dos rios do Amazonas e com dois motores de 200hp, as lanchas constituem um investimento importante para o estado como afirmou o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Almir David Barbosa: “Sabendo que as nossas estradas são os nossos rios, a secretaria deu à Polícia do Amazonas esta importante atenção. Nunca tivemos embarcações deste porte para atuar em toda a região amazônica”.

Após o período de testes e treinamentos, as lanchas serão utilizadas para realizar operações preventivas. Cerca de R$ 100 milhões estão sendo investidos pelo governo do Amazonas e pelo governo federal na capacitação de profissionais e na estrutura de segurança. O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) está em fase final de construção na zona centro-sul da cidade.

Equipamentos

Entre os equipamentos comprados pela Sesge para a segurança em Manaus estão, além das embarcações, aparelhos de raio-X portátil, robôs antibombas, roupa de proteção antibombas, detector de gases tóxicos e substâncias explosivas e kits de armamento menos letal. Também foram entregues caminhões para serem utilizados como Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICM), que já vêm sendo utilizados em eventos no estado.

Fonte: Ministério da Justiça

Notícias Relacionadas

Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+
Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+
Ações do Mundial foram apresentadas a gestores públicos em encontro no Palácio do Planalto. Pronatec Turismo registrou mais de 166 mil matriculados até o início do torneio
+