Local da Fan Fest em Brasília, Taguaparque está habituado a grandes eventos

28/05/2014 - 11:30
Espaço abriga shows e celebrações religiosas com frequência e deverá receber até 250 mil pessoas nos dias de jogos da Copa

Fotos: André Borges/ComCopa#A escolha do Taguaparque para sediar a Fan Fest surpreendeu até o público de Brasília: muitos imaginavam a tradicional Esplanada dos Ministérios, no coração da cidade, como palco do evento. Mas o parque público localizado em Taguatinga, populosa região administrativa do Distrito Federal, é mais do que um lugar para a prática de esportes e para o contato com a natureza. É também um espaço com vocação para abrigar grandes eventos.

Além de shows, o Taguaparque recebe tradicionalmente a Semana de Pentecostes, uma das maiores celebrações católicas do Distrito Federal. A festa reúne aproximadamente 2 milhões de fiéis. Outra solenidade realizada no local é a Via-Sacra de Taguatinga, com presença média de 80 mil religiosos. No caso da Fan Fest, a estrutura que será montada para o evento terá capacidade para 70 mil pessoas - o público pode chegar a 250 mil se levada em conta a área ao redor.

Inaugurado em junho de 2009, a 25 quilômetros da Esplanada, o Taguaparque ocupa uma área de 89,8 mil hectares e recebe aproximadamente 2,5 mil pessoas diariamente. O espaço possui um centro cultural, um ginásio de esportes, dois campos de gateball (esporte similar ao críquete), um campo sintético, cinco quadras de areia, pista de cooper e de ciclismo, três parques infantis, oito tendas de veredas, área multiuso para eventos e uma cascata.

Fan Fest

A Fan Fest será realizada entre 12 de junho a 13 de julho, apenas nos dias de jogos da Copa do Mundo, das 11h às 23h.  Antes, de 6 a 8 de junho, o Taguaparque sediará novamente o Pentecostes. De acordo com a Administração de Taguatinga, a celebração religiosa não atrapalhará a realização evento da FIFA.

Palcos e telões serão montados no Taguaparque para a transmissão dos jogos da Copa. Bares, restaurantes, banheiros e estrutura para atendimento médico também serão providenciados. A entrada será gratuita. A orientação é que os participantes utilizem o transporte público para chegar à Fan Fest. Há uma estação de metrô próxima do Taguaparque e diversas linhas de ônibus passam pelo local. Não serão criados bolsões de estacionamento para veículos particulares.

Renato Freire, do Portal da Copa em Brasília

Notícias Relacionadas

No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Estrangeiros e brasileiros de outras partes do país visitam marcos arquitetônicos da capital federal
+
Profissionais federais e distritais trabalharão juntos em evento que terá 19 chefes de Estado
+