Manaus inaugura Centro Integrado de Comando e Controle Regional

02/06/2014 - 19:15
Equipamento que será utilizado para as operações de segurança durante a Copa do Mundo possui uma parede de vídeo de 11 metros com 36 telões, onde vão chegar imagens das 230 câmeras instaladas na cidade

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R) foi inaugurado em Manaus (AM) nesta segunda-feira (02.06) e vai funcionar na Avenida André Araújo. O equipamento será utilizado para as operações de segurança durante a Copa do Mundo e depois ficará como legado para a população.

Foram investidos R$ 68 milhões na construção e aparelhamento do CICC-R. O centro possui uma parede de vídeo de 11 metros (videowall) com 36 telões, onde vão chegar imagens das 230 câmeras instaladas na cidade, além de uma supercâmera instalada em um helicóptero que vai transmitir imagens aéreas, também em tempo real.

Nos 2.700 metros quadrados de área construída do centro, estão os departamentos de Operações, Gerência de Crise e de Coordenação e Controle Integrados. “Nosso compromisso foi cumprido, de oferecer a estrutura mais adequada possível para as operações de segurança e saúde da Copa do Mundo. Com certeza, será um legado pós-copa”, disse o secretário de Segurança Pública e coordenador-geral da Segurança no Amazonas para a Copa do Mundo, o coronel da Polícia Militar Paulo Vital.

O CICC-R servirá como quartel-general das operações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e faz parte do planejamento estratégico de segurança do Governo Federal para todas as cidades-sede da Copa do mundo. Além das imagens aéreas enviadas do helicóptero, o equipamento vai receber informações de centro móveis e Plataformas de Observação Elevadas (POE).

Todas as informações que chegarem ao centro vão ser compartilhadas entre todos os órgãos envolvidos. Em caso de gestão de crise, vai ser criado um comitê imediato cujo líder será o representante do órgão que estiver mais próximo, de forma operacional, da situação que aguarda uma solução. O procedimento é chamado de liderança situacional. “Este procedimento estratégico vai ajudar na tomada de decisão mais eficaz e rápida, caso haja necessidade”, afirmou o subgerente de logística do CICC-R, Major Jorge Rebelo.

Agnaldo Oliveira Júnior/Portal da Copa#

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também será monitorada durante a Copa do Mundo com ajuda do CICC-R. “Nós estaremos no CICC-R contribuindo com nossa experiência em saúde e atuando, sempre que for necessário, no caso em que a liderança de atuação efetiva for de nossa competência”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

A Semsa terá representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa) e do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DVAE).

Agnaldo Oliveira Júnior, do Portal da Copa em Manaus (AM)

Notícias Relacionadas

Centro Integrado de Comando e Controle regional realizou 1,1 monitoramentos diários e acompanhou 300 atividades essenciais durante os 31 dias do Mundial na capital mineira
+
Jogos na Arena da Amazônia foram vistos por mais de 240 milhões de pessoas
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Pico de participação do público foi registrado no dia da partida entre Brasil 0 x 0 México, em 17 de junho, quando 438 mil torcedores compareceram aos locais de transmissão dos jogos
+