Manaus inaugura Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde

09/06/2014 - 22:50
Estrutura será usada durante o Mundial e ficará como legado para eventos de grande porte em Manaus

Foto: Agnaldo Oliveira Jr/Portal da Copa#

Inaugurado nesta segunda-feira (9.06), o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) será usado durante a Copa e, posteriormente, ficará como legado para eventos de grande porte em Manaus. A estrutura funciona na Avenida Tancredo Neves, 21, bairro Parque dez, zona centro-sul da cidade.

“A estrutura para a Copa vai funcionar por um período de 37 dias. O Centro de Operações tem capacidade de integrar informações de assistência em saúde e vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária, permitindo que os profissionais de saúde possam observar, planejar, decidir e agir de acordo com a necessidade de cada ocorrência”, afirma o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão.

O CIOCS integra uma estratégia do Ministério da Saúde para facilitar o compartilhamento de informações de vigilância e atenção à saúde. O monitoramento é feito em tempo real com a intenção de dar uma resposta rápida. As informações processadas no centro são coletadas com a utilização de um software criado nos Estados Unidos e adquirido pelo Ministério da Saúde para ajudar a organizar e analisar dados relativos aos atendimentos de todo o tipo em grandes redes de saúde.

Manaus tem 19 pontos de coleta de dados em pontos estratégicos da cidade, como Prontos-Socorros, Unidades de Pronto-Atendimento e Postos Médicos Avançados (PMAs). Os dados são enviados para o CIOCS para alimentação e atualização.

O CIOCS vai dispor ainda de um serviço de atendimento à população pelo telefone 0800 280 8280 para tirar dúvidas, com atendentes bilíngues.

Agnaldo Oliveira Júnior, do Portal da Copa em Manaus (AM)

Notícias Relacionadas

Iniciativa da FIFA, com apoio do governo federal, levou atividades físicas e noções de saúde para mais de 150 alunos de oito escolas públicas de Brasília
+
Jogos na Arena da Amazônia foram vistos por mais de 240 milhões de pessoas
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Representantes do setor em seus respectivos países aprovam estrutura montada pelo Brasil para a Copa do Mundo
+