Manaus recebe exposição de histórias e objetos do futebol brasileiro

02/06/2014 - 08:40
Mostra “Brasil, um País um Mundo” está aberta ao público no Shopping Ponta Negra

A exposição “Brasil: um país, um mundo” aberta neste domingo (01.06) em Manaus faz um resgate valiosíssimo com peças e histórias em um exclusivo acervo do nosso futebol, entre objetos, fotos, vídeos e instalações interativas.

Logo na entrada é possível conhecer cada uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, com vídeos das capitais que contam um pouco das belezas, naturais, tradições culturais e do urbanismo de cada uma delas. Manaus é apresentada como uma cidade onde a natureza exuberante se contrasta com a economia pujante revigorada pelo Polo industrial e pelo comércio. Uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais tem renda gerada para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.

Algumas relíquias históricas também estão expostas: uma camisa usada por Cafu, campeão mundial em 1994 e 2002; uma camisa do Santos usada por Pelé; e chuteiras de mais de 50 anos. É possível interagir com os objetos e sentir, por exemplo, a textura do couro na chuteira usada naquela época, pesada e dura. A evolução tecnológica das chuteiras também está exposta em fotos e infográficos, ao longo da exposição. "Peças raras e exclusivas ilustram não só a evolução do futebol em termos de moda e equipamentos, mas também o desenvolvimento do esporte do ponto de vista antropológico, social, na publicidade e entretenimento", diz o jornalista e curador da exposição, Ricardo Corrêa.

Fotos: Agnaldo Oliveira Jr/Portal da Copa#

Viagem pelo Brasil

A exposição começou em dezembro do ano passado, em Brasília, depois passou por Curitiba, Salvador, Recife, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, Belo Horizonte e Cuiabá e, até julho, vai ter passado por todas as cidades-sede da Copa. A mostra faz parte da Programação Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014 e, tem um acervo com verdadeiras relíquias. "O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país", diz a diretora da Footwise, idealizadora da exposição, Ana Gonçalves.
Segmentos de apresentação

Cultura e educação

O conteúdo das exposições alimentará o canal educativo do site www.brasilumpaisummundo.com.br, que disponibilizará material para professores de instituições públicas, com a intenção de difundir todo o legado deixado pelo futebol ao longo da história aos jovens estudantes brasileiros.

Exposição "Brasil: um país, um mundo"
De 1º a 25 de junho
De segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 14h às 20h
Shopping Ponta Negra — 2º piso
Av. Coronel Teixeira, 5707 — Ponta Negra, Manaus-AM

Confira abaixo as próximas paradas da exposição:
São Paulo: 10/06 a 15/07 — Museu da Cidade, Pavilhão das Culturas Brasileiras
Rio de Janeiro: 11/06 a 14/07 — Shopping Nova América

Agnaldo Oliveira Júnior, do Portal da Copa em Manaus

Notícias Relacionadas

Jogos na Arena da Amazônia foram vistos por mais de 240 milhões de pessoas
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Público pode criar versões de sucessos antigos e conhecer os hinos das 32 equipes que iniciaram o Mundial no Brasil
+
Peças históricas, filmes e sala de jogos ensinam e divertem os visitantes
+