Valcke se impressiona com Maracanã e FIFA doa ingressos aos operários

15/05/2013 - 15:17
Entorno do estádio passa pelas últimas intervenções, que devem ser finalizadas até o dia 24 deste mês. Comitiva da FIFA, do COL e do Governo Federal visitaram a arena nesta quarta

Glauber Queiroz/Portal da Copa#O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e os membros do Comitê Organizador Local (COL), os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, encerraram mais uma rodada de visitas aos estádios da Copa do Mundo de 2014. Após passar pela Arena das Dunas, em Natal, e pelo Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, a comitiva esteve no Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (15.05). Depois de dois anos e oito meses de reformas, a arena carioca foi reaberta no último dia 27 de abril.

Ao chegar ao palco da final da Copa das Confederações e do Mundial, a delegação assistiu a uma apresentação dos responsáveis pela reforma do Maracanã e recebeu informações sobre os últimos detalhes do projeto, como a finalização das obras no entorno e instalações temporárias. O secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, Regis Fichtner, garantiu que após o dia 24 de maio, data da entrega do estádio à FIFA, as intervenções na arena estarão concluídas. “Depois desse dia não teremos mais obras aqui, apenas ajustes após o evento teste, que serve justamente para isso, além da instalação das estruturas temporárias”, garantiu.

Fotos: Glauber Queiroz/Portal da Copa#

A comitiva percorreu as áreas internas do estádio, como lounges, camarotes e vestiários. Valcke e Aldo sentaram nas cadeiras premium. Os representantes da FIFA, COL, e dos governos federal, estadual e municipal ainda caminharam pelo gramado, onde foram entregues os ingressos simbólicos da Copa do Mundo a dois operários da arena, que representaram os cerca de oito mil trabalhadores que passaram pelo canteiro de obras. “É sempre especial estar na meca do futebol. Eu gostaria, como fiz em Brasília, de parabenizar os operários. Incrível o que eles fizeram, quando viemos em março e, agora, vemos como está tudo, é impressionante”, disse Valcke.

O próximo teste no Maracanã será a partida entre Brasil e Inglaterra, um amistoso marcado para o dia 02 de junho. “Nós vamos aproveitar o jogo para testar tudo o que tem que ser testado. Nós estamos presentes, temos equipe do COL e da FIFA todos os dias aqui, checando tudo. Também haverá voluntários para testar as instalações. Faremos todo o possível para que no primeiro jogo da Copa das Confederações esteja tudo bem”, comentou o secretário geral da FIFA.

#Valcke e Aldo conferem assentos premiumO ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou que a reabertura do estádio devolveu a convicção que o Brasil e o Rio de Janeiro têm, de fato, o Maracanã de volta e à altura de receber a final da Copa do Mundo. “Tenho certeza que hoje nós pudemos reconfirmar essa convicção que o Maracanã é um estádio a altura do desafio que o Brasil decidiu enfrentar. Como brasileiro fico muito orgulhoso do que já tinha visto com a presidenta no dia da reabertura e hoje, à luz do dia”, ressaltou.

» Confira a cobertura completa da reabertura do Maracanã

Cativas e concessão
Sobre a disputa judicial que envolve os donos de quase cinco mil cadeiras cativas do Maracanã, que buscam a garantia do uso dos assentos durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo, Valcke afirmou que a FIFA necessita da capacidade total do estádio, conforme acordado no documento assinado entre o estado e a entidade para sediar as competições e que dá garantia de uso exclusivo da arena. “Pedimos um estádio liberado. Quando organizamos a Copa, temos que dispor da capacidade completa para todas as pessoas terem acesso, como mídia, hospitalidade, parceiros e o público em geral. Há locação de ingressos definidos já na candidatura e temos isso bem claro”.

O governo estadual garantiu que o Maracanã será usado pelos clubes locais, conforme previsto no contrato de concessão da arena. “Estamos preparando o estádio, não só para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, mas, para sempre, para ser palco para os clubes do Rio e de fora. O estado está finalizando o contrato de Parceria Público Privada de concessão, que prevê a disponibilização dos jogos dos clubes”, disse Regis Fichtner.

Glauber Queiroz/Portal da Copa#Bebeto no número 7 e Ronaldo no 9, revisitam vestiários do Maracanã, menos de um mês após jogo de reabertura do estádioArena Corinthians

Várias vezes questionado sobre a possibilidade da arena que está sendo construída para a Copa do Mundo de 2014, em São Paulo, deixar de ser a sede da abertura do Mundial, Valcke repetiu que as partes envolvidas se encontrarão, em breve, e se mostrou confiante na resolução dos problemas. “Vamos ter uma reunião entre as quatro partes diretamente envolvidas com a construção da arena de São Paulo, o clube, a Odebrecht, a FIFA e o COL e nesta reunião, que será em breve, resolveremos os problemas. Não haverá Copa sem São Paulo”.

O ministro do Esporte reiterou que o cronograma de obras do estádio segue em dia e acredita que o prazo de entrega da arena Corinthians será cumprido. "A arena está dentro do calendário de um estádio que tem como prazo dezembro. Ele tem um andamento compatível com o cronograma. O que há é uma questão técnica da construção da parte da arquibancada móvel, temporária, porque o estádio foi inicialmente calculado com uma capacidade, mas quando se tornou o palco da abertura, com mais exigências, o projeto foi completamente alterado. Na operação de engenharia ficou a dúvida se as arquibancadas móveis poderiam ser feitas em paralelo com as obras ou depois, além da cobertura do local, que é um vão aberto, assim houve o debate para saber sobre isso. Mas, temos confiança no clube e na construtora que será entregue em dezembro”.

Fotos: Glauber Queiroz/ Portal da Copa#Copa das Confederações
Está reservada ao estádio mais famoso do mundo a decisão da competição prévia à Copa do Mundo. A final da Copa das Confederações de 2013 será no dia 30 de junho, às 19h. A arena do Rio de Janeiro receberá outras duas partidas pela primeira fase. Em 16 de junho entrarão em campo, às 16h, o México, campeão da Copa Ouro da Concacaf, e a Itália, vice-campeã europeia. As equipes são do grupo do Brasil. O confronto será válido pela primeira rodada da chave A. A partida seguinte no estádio será entre Espanha, atual campeã mundial e vencedora da Eurocopa, e Taiti, que levantou a taça da Copa das Nações da Oceania, válida pelo grupo B.

Gabriel Fialho - Portal da Copa

 

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+