Mascote oficial da Copa de 2014 é apresentada para o mundo

16/09/2012 - 22:39
A população terá a oportunidade de batizar o tatu-bola por meio de eleição. As três opções são Amijubi — representação de simpatia e alegria — e dois nomes com uma mensagem ecológica: Fuleco e Zuzeco

A FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) anunciaram, neste domingo, 16.09, um dos mais importantes embaixadores da Copa do Mundo da FIFA 2014: o Tolypeutes tricinctus, o famoso tatu-bola, uma criatura nativa do Brasil. A mascote foi apresentada oficialmente durante o programa Fantástico da TV Globo pelo ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL.

"Estou muito feliz por dar as boas-vindas a um membro tão importante da equipe de 2014", afirmou Ronaldo. "A mascote vai desempenhar um importante papel de embaixador nos próximos dois anos. Tenho certeza de que vai emocionar muitos jovens torcedores no Brasil e no mundo todo com a grande paixão que tem pelo esporte e pelo seu país."

O anúncio se seguiu a uma semana de atividades durante a qual a mascote fez uma série de visitas extraoficiais ao Brasil. Na praia de Boa Viagem, no Recife, ela distribuiu 2014 bolas azuis, representando o seu casco azul. O tatu-bola também se encontrou com o novo amigo Ronaldo em São Paulo e foi apresentado a torcedores brasileiros em formato digital por meio de diversas transmissões de jogos ao vivo. A mascote oficial também tem a sua própria canção: Tatu Bom de Bola, cantada pelo sambista Arlindo Cruz.

» Conheça melhor o animal brasileiro que inspirou a mascote da Copa
» Confira o vídeo que a FIFA produziu para divulgar a mascote da Copa

O desenho final foi escolhido pela FIFA e pelo COL após a análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Depois de extensas pesquisas, o desenho do tatu-bola, criado pela 100% Design, foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos.

"É importante destacar que o tatu-bola é uma espécie vulnerável", afirmou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. "Com esta mascote, vamos poder realizar um dos principais objetivos da Copa do Mundo da FIFA 2014, que é comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia. Temos certeza de que ela será amada não apenas no Brasil, mas no mundo todo."

A população brasileira agora terá a oportunidade de batizar a mascote oficial por meio de uma eleição aberta até meados de novembro. As três opções, definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos, são Amijubi — uma representação de simpatia e alegria — e dois nomes com uma mensagem ecológica: Fuleco e Zuzeco.

» Participe da votação: escolha o nome da mascote

A mascote oficial do Brasil 2014 é a mais recente de uma longa linha de personagens que entraram para a história da competição. Seguindo os passos de figuras como Zakumi (África do Sul 2010), Goleo (Alemanha 2006) e o precursor World Cup Willie (Inglaterra 1966), a mascote é uma das principais imagens do Mundial, proporcionando à FIFA, ao COL e a outras partes envolvidas uma marca forte para a ativação de campanhas promocionais e o contato com o público.

Fontes: FIFA e COL

Notícias Relacionadas

Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+