Mato Grosso lança projeto "Pintando a Copa"

12/03/2012 - 11:30
Ação que visa promover o voluntariado nas escolas de Cuiabá e Várzea Grande e a sensibilização sobre a importância da participação de todos para o sucesso da realização da Copa do Mundo do Brasil 2014, começa nesta terça-feira (13.03).

A Secopa de Mato Grosso lançará nesta terça-feira (13.03) o projeto “Pintando a Copa”. A ação visa promover o voluntariado social na comunidade escolar de Cuiabá e Várzea Grande e a sensibilização sobre a importância da participação de todos para o sucesso da realização da Copa do Mundo do Brasil 2014.

O “Pintando a Copa” é desenvolvido por meio de uma cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e Várzea Grande e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Através do estímulo à produção de desenhos e pinturas relacionadas ao tema Copa do Mundo, o governo irá incentivar 95 mil alunos do ensino fundamental da rede municipal e estadual de Cuiabá e Várzea Grande.

O secretário da Secopa, Eder Moraes, ressalta a importância do projeto e assegura que este é mais um legado concretizado pelo evento. “O projeto, além de conscientizar os estudantes e suas famílias sobre a importância da Copa do Mundo, irá premiar os melhores alunos e estimular o exercício da cidadania, que passa também pela defesa dos nossos valores e da nossa cultura, no ambiente do maior evento já realizado em Mato Grosso", disse o secretário.

Além da premiação para os estudantes, a escola que desenvolver o melhor plano de sensibilização e mobilização de seus alunos sobre o concurso será premiada na categoria Escola Cidadã na Copa. Será escolhida uma escola por cidade. A participação da escola no projeto é voluntária e se dará por meio de inscrição e detalhamento das ações desenvolvidas com os alunos; a escola ainda deverá relatar a estratégia utilizada para inclusão do debate sobre o tema no ambiente escolar. Todas as atividades ligadas ao desenvolvimento do concurso serão divulgadas através do site www.cuiaba2014.mt.gov.br.

O Projeto será dividido em quatro categorias, sendo três destinadas aos alunos e a última categoria destinada às escolas: Categoria I – 1º Ciclo: alunos do 1º ao 3º Ano do ensino fundamental; Categoria II - 2º Ciclo: alunos do 4º ao 6º Ano do ensino fundamental; Categoria III – 3º Ciclo: alunos do 7º ao 9º Ano do ensino fundamental; Categoria Escola Cidadã na Copa: todas as escolas que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização sobre o tema nas unidades escolares. Para os melhores desenhos e projetos o Governo irá premiar os vencedores com notebook, TV LCD, câmera fotográfica digital. Serão premiadas as três melhores artes para cada categoria. Para a escola Cidadã na Copa o prêmio será um Notebook e um projetor multimídia.

Todos os alunos das escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande receberão kits para incentivo à participação no concurso, contendo: Cartilha com informações sobre a Copa do Mundo como fonte de referência na criação do desenho. Nessa cartilha, haverá ainda uma história em quadrinhos em que os personagens conversam sobre as atitudes que todos devem ter para deixar as cidades limpas e mais bonitas; Carta direcionada aos pais dos alunos explicando sobre o projeto e convocando para participação nessa e nas demais atividades preparativas do Mundial do futebol e folder explicativo do projeto.

Após o lançamento do projeto no dia 13 de março, uma reunião com diretores e coordenadores estabelecerá os cronogramas de ação nas escolas. As inscrições para o projeto se estenderão até o dia 31 de março. A seleção dos trabalhos premiados acontecerá no dia 22 de junho e o evento de premiação será realizado no dia 28 de junho.

Lançamento do Concurso Pintando na Copa
Data: 13 de março de 2012
Horário: 9h
Local: Salão Nobre Cloves Vettorato (Palácio Paiaguás – Centro Político e Administrativo)

Fonte: Secopa-MT

Notícias Relacionadas

Capital do Mato Grosso contou com a atuação de 357 voluntários, em locais como aeroporto, rodoviária, Arena Cultural, entorno da Arena Pantanal, FIFA Fan Fest e Centro Aberto de Mídia
+
Sede de quatro jogos, capital de Mato Grosso teve impactos positivos no turismo, em serviços, em melhorias no aeroporto e na visibilidade internacional
+
Torcedores levaram bandeiras e faixas com mensagens de gratidão no jogo de despedida da Arena Pantanal do Mundial
+
Público de 40.499 pessoas no jogo entre Bósnia-Herzegovina e Nigéria foi o maior já registrado no estádio desde inauguração
+