Mesmo com 69 mil no Mané Garrincha, 42 mil vão à Fan Fest de Brasília

23/06/2014 - 20:10
A 21 km da arena, torcedores do Brasil e de outros países vibram com goleada da Seleção e divertem-se com show do funkeiro Naldo no Taguaparque

O jogo entre Brasil e Camarões aconteceu no Estádio Nacional Mané Garrincha, a 21 km do Taguaparque. Mas o público de 69.112 presentes na arena não esvaziou a FIFA Fan Fest de Brasília: 42 mil pessoas acompanharam a vitória brasileira (4 x 1) pelos telões do local. A celebração foi seguida pelo show do funkeiro Naldo, que quase acertou o placar: apostara em goleada por 4 x 0. Uma das canções entoadas foi “Gol, Faz a Massa Delirar”, gravada especialmente para a Copa do Mundo.

» Neymar e Fernandinho brilham, Fred desencanta, Brasil goleia e se classifica em primeiro no Grupo A

Mas o público ficou apreensivo durante os 9 minutos que separaram o gol de empate africano do segundo tento brasileiro, marcado por Neymar. “Se o jogo está truncado contra Camarões, imagine contra uma seleção mais forte”, alertava a torcedora Rafaela Reis, satisfeita com a organização da Fan Fest. Ela destacou a qualidade dos telões. “É muito boa. O jogo passado (Brasil x México) começou mais cedo e o sol batia direto no telão, mas a imagem continuava ótima”, lembra.

A maior parte do público nas primeiras horas de evento – os portões foram abertos às 11h – era formada por famílias. Pais, mães e filhos se divertiam nos estandes com jogos interativos. Um dos mais procurados era o snooker ball, uma sinuca disputada com os pés. O jogador que encaçapasse a bola três vezes seguidas ganhava uma Brazuca, a bola oficial da Copa.

Ari Santana e Ana Dalva Santana levaram os dois filhos e um amigo das crianças para a Fan Fest. “Eu queria que eles conhecessem o evento, que é bem bacana”, explica Ari. A esposa elogiou a organização e o policiamento do local. “É tranquilo trazer filhos pra cá, mesmo aqueles que pretendem ficar para o jogo”, conta Ana Dalva. Desta vez, no entanto, eles decidiram acompanhar a partida com familiares.

Mesmo em um dia verde e amarelo, os turistas estrangeiros marcaram presença. Inclusive aqueles de países que não se classificaram para a Copa. Paddy O’Reilly e seus três filhos, por exemplo, vieram da Irlanda. Eles estão de férias visitando o irmão do chefe da família, que é padre na cidade de Anápolis, em Goiás, a 150 km de Brasília. E aproveitaram para conhecer a Fan Fest.

Ao contrário de boa parte dos turistas, que circulam de táxi ou de metrô por Brasília, Paddy alugou um carro e dirigiu até o evento. “O percurso foi tranquilo e o estacionamento é bom, tem muitas vagas”, conta o irlandês, ao som do forró da banda Sotaque de Raiz, antes da partida do Brasil. O único jogo que a família assistirá no Mané Garrincha será Portugal x Gana, na quinta-feira (23.06). Eles voltam a Dublin, capital da Irlanda, em 7 de julho. O efetivo de segurança na Fan Fest foi de 1.404 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros, agentes do Detran, entre outros.

» Programação completa da Fan Fest em Brasília

» Mais sobre a estrutura da Fan Fest em Brasília

Dias de jogos

A programação da Fan Fest em Brasília está prevista para começar por volta das 11h e terminar às 21h30 e ocorrerá sempre em dias de jogos, em qualquer cidade-sede.  Portanto, não haverá apresentações em 27 de junho e em 2, 3, 6, 7, 10 e 11 de julho. O encerramento do evento será em 13 de julho, data da final da Copa. A festa poderá se estender até um pouco mais tarde em dias de partidas realizadas à noite.

Local privilegiado

O Taguaparque é um espaço público localizado em área que concentra mais da metade da população do Distrito Federal: Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Águas Claras, Guará e regiões vizinhas.
Confira a programação da Fan Fest para terça-feira (24.06):

11h - Abertura dos portões
11h15 - DJs Bolachas Borrachas
13h - Transmissão de um dos seguintes jogos: Costa Rica x Inglaterra (Belo Horizonte) ou Itália x Uruguai (Natal)
15h05 - Exibição de compacto do jogo não transmitido às 13h
15h15 - Flomulengo
17h - Transmissão de um dos seguintes jogos: Japão x Colômbia (Cuiabá) ou Grécia x Costa do Marfim (Fortaleza)
19h - Forró Trio Siridó
20h35 - Exibição de compacto do jogo não transmitido às 17h
20h41 - DJ Ocimar
21h15 - Fechamento dos portões

Renato Freire, do Portal da Copa em Brasília

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
Taffarel será o preparador de goleiros, enquanto Mauro Silva ocupará o cargo de assistente técnico, criado para ser rotativo. Andrey Lopes será o auxiliar
+