Messi, Cristiano Ronaldo ou Ribéry? Melhor do mundo será conhecido nesta segunda

13/01/2014 - 11:01
O prêmio Bola de Ouro da FIFA será entregue aos melhores jogadores e técnicos do futebol masculino e feminino a partir das 15h30

Os melhores jogadores e técnicos de 2013 no futebol masculino e feminino serão conhecidos nesta segunda-feira (13.01), às 15h30 (de Brasília). O prêmio Bola de Ouro, concedido pela FIFA e pela revista France Football, colocou novamente na disputa o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o argentino Lionel Messi, do Barcelona. Desta vez, o outro concorrente vem do futebol alemão, o francês Frank Ribéry, que conduziu o Bayern de Munique a cinco títulos na temporada passada e que chega pela primeira vez à final.

Outra diferença em relação aos últimos anos é que agora o favorito ao prêmio é Cristiano Ronaldo. Vencedor da Bola de Ouro em 2008, o português viu o rival argentino levar a melhor nos quatro anos seguintes e se tornar o recordista da premiação.

Para melhor treinador do futebol masculino estarão concorrendo dois técnicos que se aposentaram recentemente: o inglês Alex Ferguson, que comandou o Manchester United por quase 26 anos, e o alemão Jupp Heynckes, que levou o Bayern de Munique às conquistas do último ano. O outro concorrente é o também alemão Jürgen Klopp, treinador do Borussia Dortmund, vice campeão da Liga dos Campeões.

Entre as mulheres, a brasileira Marta chega a sua décima final, após ter faturado o prêmio em cinco ocasiões (2006 a 2010). Concorrem com ela, a alemã Nadine Angerer e a americana Abby Wambach, atual vencedora do prêmio. Quem também faturou no ano passado foi a treinadora sueca Pia Sundhage, que dirige a seleção de seu país, e que volta à disputa entre os melhores técnicos do futebol feminino contrao alemão Ralf Kellermann, do Wolfsburg (ALE) e a alemã Silvia Neid, que comanda a seleção da Alemanha.

Todos os selecionados foram escolhidos pelos capitães e técnicos das seleções de futebol masculino e feminino das 209 associações membros da FIFA, assim como jornalistas internacionais elegidos pela FIFA e pela revista France Football.

Prêmio Puskás

Além de escolher os melhores jogadores e técnicos, o evento também decidirá o gol mais bonito da última temporada. O brasileiro Neymar, que faturou o prêmio Puskás em 2011, volta à final, com o gol anotado na estreia da Seleção Brasileira contra o Japão, na Copa das Confederações. Concorrem com ele, o sueco Zlatan Ibrahimovic, após anotar de bicicleta de fora da área, em amistoso contra a Inglaterra, e o sérvio Nemanja Matic, que acertou um lindo chute de primeira, depois de uma bela jogada da sua equipe, o Benfica, no clássico português contra o Porto.

Cerimônia

A cerimônia será apresentada por Fernanda Lima, modelo brasileira que conduziu recentemente o sorteio final da Copa, e pelo ex-jogador holandês Ruud Gullit, direto do palco da Kongresshaus, em Zurique, na Suíça. Depois de contar com as apresentações de artistas como Laura Pausini, James Blunt e Amy MacDonald, o evento terá neste ano a presença do suíço de ascendência brasileira Marc Sway, músico de rhythm & soul que lançará mundialmente sua nova música de trabalho.

Com a Copa do Mundo da FIFA e o Brasil como foco, as atenções da Bola de Ouro FIFA deste ano estarão concentradas no principal torneio do ano e em uma série de lendas do futebol brasileiro: Pelé (campeão mundial em 1958, 1962 e 1970), Amarildo (1962), Carlos Alberto Torres (1970), Bebeto (1994), Cafu (1994 e 2002) e Ronaldo (também 1994 e 2002) estarão entre o público.

Portal da Copa, com informações da FIFA

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+