Metrô de Recife terá novos trens em operação até o fim do mês

21/01/2013 - 12:45
Veículos vão atender aos visitantes que virão para a Copa do Mundo de 2014

Luma Araújo/ Secopa-PE#Os cerca de 280 mil passageiros que circulam utilizando as linhas de metrô na Região Metropolitana de Recife terão, até o fim de janeiro, 15 novos trens e quatro dos sete Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs) à disposição para o deslocamento diário. A Companhia Brasileira de Trens (CBTU) dará início à operação. Os novos trens estão sendo adquiridos de forma gradativa e a previsão é de que, a partir de março, cheguem dois a cada mês. A nova frota vem reforçar os 25 trens que já circulam entre as Linhas Centro e Sul do metrô.

“Os usuários terão maior conforto e farão o trajeto em menor tempo. Esses novos trens ainda irão atender aos visitantes que virão para a Copa do Mundo de 2014”, disse o assessor da superintendência da CBTU, Leonardo Brandão. Os novos trens demandaram investimento de R$ 196 milhões e têm capacidade para transportar até 1,2 mil passageiros.

Além de um design atual, o novo trem possui vagões interligados, o que facilita a movimentação dos passageiros. Além disso, tem sistema de ar-condicionado, TV e intercomunicador, que permite aos usuários falarem com a cabine em casos de emergência. Com todos os padrões de acessibilidade, tem rampa, quatro vagas exclusivas para cadeirantes e cinco vagas em cada vagão para obesos. Um sistema de aceleração e frenagem reaproveita a energia e faz com que, no momento de frear, a energia seja jogada para uma rede que depois irá reutilizá-la. Isso reduz em 30% o consumo de energia, além de reduzir o tempo da viagem: o novo trem pode atingir até 90 km/h.

O novo trem chegou ao Recife há cerca de dois meses e está sendo testado desde então. “Os testes são realizados à noite, no período em que o metrô não está operando, quando são colocados carregamento nos trens e eles vão circulando. Depois dessa etapa, todos os requisitos levantados são levados em consideração para que seja feita uma análise dos resultados. Essa bateria de testes é necessária para que os trens tenham o melhor desempenho possível", explica Brandão.

Fonte: Secopa-PE

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