México e EUA tropeçam na abertura da fase final das Eliminatórias

07/02/2013 - 11:10
Na primeira rodada do hexagonal decisivo, mexicanos empatam em casa contra a Jamaica e estadunidenses são derrotados por Honduras

Presenças constantes nas últimas Copas, os favoritos México e Estados Unidos começaram a fase final das Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe com tropeços. Enquanto os mexicanos ficaram no empate sem gols com a Jamaica, jogando em casa, os estadunidenses viajaram até Honduras e perderam de virada, por 2 x 1. Na outra partida da primeira rodada do hexagonal decisivo, Panamá e Costa Rica ficaram na igualdade, 2 x 2.

Os jamaicanos enfrentaram o México, atuais campeões olímpicos e continentais, no estádio Azteca, e conseguiram o empate por 0 x 0. Apesar da pressão inicial da torcida, os “reggae boyz” poderiam ter saído vitoriosos. Único atacante da equipe, Ryan Johnson acertou a trave e ainda desperdiçou duas grandes chances.

Na cidade hondurenha de San Pedro Sula, os Estados Unidos saíram na frente aos 36 minutos do primeiro tempo, com Clint Dempsey, que bateu de primeira aproveitando lançamento dentro da área. No entanto, quatro minutos depois os donos da casa empataram em grande estilo, com um gol de bicicleta de Juan Carlos García. A virada veio aos 34 do segundo tempo, quando Jerry Bengston anotou após falha da defesa adversária.

Na outra partida da primeira rodada do hexagonal, o Panamá abriu 2 x 0, em casa, com gols aos 16 e 27 minutos da primeira etapa. A Costa Rica teve forças para chegar ao empate. Os visitantes diminuíram antes do intervalo e chegaram à igualdade aos 39 da etapa complementar.

Com os resultados, Honduras lidera a fase final das Eliminatórias com três pontos. Costa Rica, Panamá, México e Jamaica estão com um ponto, enquanto os Estados Unidos estão em último, sem pontuar.

A etapa decisiva do classificatório terá dez rodadas. As equipes jogarão entre si, em turno e returno, e os três primeiros colocados terão vaga garantida na Copa do Mundo de 2014. A seleção que terminar em quarto lugar vai jogar a repescagem intercontinental contra o representante da Oceania.

» 1ª Rodada (06.02)
Honduras 2 x 1 Estados Unidos
México 0 x 0 Jamaica
Panamá 2 x 2 Costa Rica

» 2ª Rodada (22.03)
Jamaica x Panamá
Honduras x México
EUA x Costa Rica

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+