Minas Gerais inaugura centro de comando e controle que será usado na Copa das Confederações

15/03/2013 - 14:07
Equipamento servirá para integrar instituições governamentais que cuidarão da segurança durante megaevento. Instalações para a Copa do Mundo ainda estão sendo construídas

Foto: Agência Minas#

Minas Gerais inaugurou, na sexta-feira (15.03), na Cidade Administrativa, a Sala de Situação e Gerenciamento de Crises e Grandes Eventos. Trata-se de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) provisório, que será utilizado na Copa das Confederações enquanto o prédio definitivo do CICC, previsto para ser inaugurado em 2014, não fica pronto.

O investimento estadual foi de aproximadamente R$ 2 milhões para colocar a sala em funcionamento. Todos os equipamentos serão transferidos depois para o CICC definitivo. Estão reunidas, em um mesmo espaço físico, instituições estaduais, federais e municipais, que trabalharão de forma integrada e conjunta, a partir de segunda-feira (18.03), para garantir a segurança nos grandes eventos. O principal objetivo é viabilizar a tomada de decisões de forma ágil e integrada em situações de emergência, otimizando recursos e ações. No local haverá convergência de dados, imagens e informações.

Os órgãos estaduais envolvidos são as secretarias de Defesa Social (Seds) e Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas (DER/MG), a Cemig e a Copasa. As instituições municipais são a Prefeitura de Belo Horizonte, a Guarda Municipal e a BHTrans. As instituições federais participantes são Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Telecomunicações, Companhia Brasileira de Trens Urbanos e Infraero.

O espaço de 926 m² conta com mais de 200 posições de trabalho, sendo 40 para Sala de Operações, 24 para Sala de Assessorias, 21 para Sala de Inteligência dos órgãos estaduais, 21 para Sala de Inteligência dos outros órgãos e 24 para Sala de Gerenciamento de Crises, além de 90 lugares na Plenária.

As ocorrências ordinárias continuam concentradas no Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), mas aquelas referentes a áreas especiais de monitoramento, como o entorno dos estádios, serão monitoradas pela Sala de Situação. A partir deste mês, diversos eventos culturais e esportivos serão utilizados como eventos-teste, garantindo para a Copa das Confederações treinamento efetivo e melhoria dos protocolos.

Estrutura definitiva
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) definitivo será um espaço de operações e inteligência, onde também ficarão reunidos órgãos estaduais, municipais e federais. A estrutura, localizada na Gameleira, permitirá um aperfeiçoamento das ações de repressão à violência em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Nessa obra, estão previstos investimentos de R$ 48,5 milhões.

Fonte: Agência Minas

Notícias Relacionadas

Derrota histórica diante da Alemanha desanimou o dia de festa na capital mineira
+
Bola rola a partir das 17h no Mineirão, em Belo Horizonte. Vencedor garante vaga para a decisão, no Maracanã, contra Argentina ou Holanda, que duelam na quarta
+
Dezesseis mil passageiros desembarcaram pela rodoviária somente no dia do jogo da Argentina contra o Irã
+
Cinquenta mil estrangeiros já conheceram o espaço que conta com mais de 400 estabelecimentos
+