Ministro assina parceria na área de ciência do esporte com a Universidade de Sheffield

31/07/2012 - 17:32
Troca de experiências é vista como estratégica para os megaeventos esportivos que o país sediará nos próximos anos

Na manhã desta terça-feira (31.07), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o vice-reitor da Universidade de Sheffield, Philip Jones, assinaram um memorando de entendimento na área de ciência do esporte. Inicialmente, o acordo tem validade por quatro anos, podendo ser prorrogado.

"A Universidade de Sheffield tem muitas realizações nas disciplinas relacionadas com o esporte, com excelência reconhecida no Reino Unido e internacionalmente. Creio que o Brasil tem muito a adquirir em experiência, especialmente na organização da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016", explica Aldo Rebelo.

Além do intercâmbio acadêmico com a Universidade, as atividades focarão a colaboração para desenvolvimento de serviços para atletas brasileiros de elite, como psicologia do esporte, fisioterapia, biomecânica, fisiologia, força e condicionamento, e nutrição; e uso de sistemas tecnológicos que analisam a performance dos atletas.

» Confira também reportagem em áudio sobre o tema:

"Ano passado recebemos a equipe de judô e desde então estamos mais próximos do Brasil. A universidade já trabalha com muitas especialidades dentro da área e poderá ajudar os atletas a ganharem mais medalhas, menos contra a Grã Bretanha", brinca o presidente da Academia de Esportes da Universidade de Sheffield, Guy Masterman. As atividades devem começar em breve. "Já estamos programando nossa viagem para o Brasil em novembro", completa ele.

Serão beneficiados atletas, equipe técnica, universidades, profissionais das várias disciplinas relacionadas com o esporte e marketing e gestão esportiva. "Acho que a parceria irá abrir um campo de progresso e desenvolvimento que trará ao Brasil muitos benefícios", diz o ministro.

Também participaram do ato a assesora internacional do Ministério do Esporte, Ana Prestes; o chefe do Departamento de Esporte da Universidade, Guy Masterman; a Chefe do Departamento de Marketing Internacional de Sheffield, Jennie Homer; e o Diretor de Comunicação Cooporativa e de Relações Internacionais, John Palmer.

Fonte: Ministério do Esporte

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+