Ministro da Aviação Civil inspeciona obras do aeroporto de Brasília

11/12/2012 - 15:20
Wagner Bittencourt prevê que melhorias no terminal já serão visíveis na Copa das Confederações, em junho

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, vistoriou nesta terça-feira (11.12) as obras de reforma do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. Acompanhado do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, Bittencourt deu sequência à série de inspeções nas seis cidades que serão sede de jogos da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013, competição que ocorrerá de 15 a 30 de junho de 2013.

O aeroporto de Brasília é operado, desde 1º de dezembro, pelo Consórcio Inframérica, vencedor do leilão feito pelo governo federal que transferiu a gestão do terminal para a iniciativa privada. O planejamento para reforma e ampliação do aeroporto prevê investimento de R$ 750 milhões até a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Parte da obra, como a ampliação do estacionamento de 1,2 mil para 3 mil vagas e a construção de uma sala vip de 2,5 mil m², deve estar pronta em junho do ano que vem. “Já estamos vendo intervenções e algumas estarão prontas para a Copa das Confederações. Grande parte da estrutura está sendo pré-moldada e feita fora daqui, mas a partir de março do ano que vem nós veremos um movimento grande de obras”, disse Bittencourt.

O governador do DF, Agnelo Queiroz, prometeu rapidez na ligação entre o aeroporto e os hotéis durante o torneio, que terá a abertura na capital federal, com uma partida entre Brasil x Japão, em 15 de junho. “Teremos vias diretas e exclusivas para ônibus”, disse.   

Roberto Barroso/Agência Brasília#Bittencourt (D) e Agnelo Queiroz (E) viram de perto as intervenções que estão sendo feitas no terminal

Ampliação
A meta do Consórcio Inframérica é expandir a capacidade de 13 milhões para 21 milhões de passageiros por ano até a Copa do Mundo. Os terminais 1 e 2 passarão por reformas e um novo será construído, com mais 15 pontes de acesso aos aviões, divididas em dois píeres, aumentando de 13 para 28 o número de posições de embarque.

“O aeroporto de Brasília vai ser central na América Latina. Então, ele precisa ser bem planejado e ter capacidade e qualidade de serviço. O que estamos vendo aqui hoje é isso. A obra vai ser executada durante a operação do aeroporto e isso tudo está planejado”, disse Bittencourt.

Espaçamento reduzido
No período de pico de trânsito de passageiros, no fim de ano, está previsto um menor espaçamento entre as aeronaves para evitar atrasos nos voos. A distância foi reduzida de cinco para três milhas, com o intuito de aumentar o fluxo de aviões.  As normas da Associação Internacional da Aviação Civil permitem que aeroportos de grande movimento trabalhem com uma distância de até 2,5 milhas sem colocar em risco a segurança. A atual tecnologia de navegação aérea garante precisão mesmo com a redução do espaçamento. 

Outra medida para o fim de ano é a intensificação da fiscalização em 12 aeroportos do país. Além de estar presente nos terminais mais movimentados, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) quer acompanhar o trabalho nos aeroportos localizados nas cidades que serão sede da Copa das Confederações: Brasília, Recife, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Leia mais:

» Anac vai intensificar fiscalização nos aeroportos das sedes da Copa das Confederações


Mateus Baeta - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+
Governo do DF divulgou balanço de ações para a Copa do Mundo. Investimentos em segurança, turismo, mobilidade urbana e aeroporto ficam para a cidade
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Time de voluntários segue a postos para auxiliar visitantes que chegam à capital até domingo, 13, para a final entre Alemanha e Argentina; atuação já deixa saudades
+