Ministro da Aviação Civil visita aeroporto de Fortaleza

02/05/2013 - 17:40
Moreira Franco alinha cronograma para as obras da Copa do Mundo no terminal da capital cearense. Em 2014, capacidade do local será para atender a 8,6 milhões de passageiros por ano

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, visitou o Ceará nesta quinta-feira (02.05) com o objetivo de inspecionar as obras no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Em reunião com o governador Cid Gomes, no Palácio da Abolição, o ministro alinhou os principais pontos a serem melhorados para acelerar o ritmo das obras para a Copa do Mundo de 2014.

“O complexo aéreo portuário é um aspecto importantíssimo para um ambiente de tranquilidade, paz e conforto que queremos garantir ao cidadão brasileiro nesse evento”, afirmou Moreira Franco. Na pauta também estiveram as melhorias dos aeroportos de Aracati, Crateús, Jericoacoara, Iguatu, Sobral e Quixadá, além de dois novos em Itapipoca e Canindé.

Segundo o ministro, foi acertado com o governador e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o cronograma para 2014 e a organização necessária para o seu cumprimento. “Esse calendário foi estabelecido pela FIFA, então é imprescindível que essas obras sejam concluídas. É fazer ou fazer”.

A entrega da primeira etapa das obras do aeroporto internacional de Fortaleza está prevista para março de 2014, com uma ampliação do terminal de passageiros, pátio de aeronaves e adequação do sistema viário. Sobre o aeroporto de Aracati, o governador anunciou que “ o aeroporto já está concluído e com homologação para aviação executiva. Estamos pleiteando que ele possa também operar aviões comerciais, e o colocamos à disposição da Infraero como aeroporto alternativo para a Copa do Mundo”.

O ministro Moreira Franco concluiu ainda que “o cidadão que vier a Fortaleza para ver os jogos da Copa precisa poder ir e vir com tranquilidade, segurança e bem estar. E essa união, das empresas, do governo e da prefeitura vai garantir a conclusão das obras para que a Copa do Mundo seja um sucesso”.

Após o término da primeira etapa, o aeroporto de Fortaleza terá capacidade para atender a 8,6 milhões de passageiros por ano e deverá absorver uma demanda estimada de 7,4 milhões de embarques e desembarques em 2014. O terminal de passageiros hoje tem 38.500 m² e ao término da segunda etapa, que deverá ser concluída em 2017, a área total do terminal será de 133.820 m², com capacidade operacional para 11,2 milhões de passageiros ao ano.

Fonte: Governo do Ceará

Notícias Relacionadas

Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+
Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+
Governo do DF divulgou balanço de ações para a Copa do Mundo. Investimentos em segurança, turismo, mobilidade urbana e aeroporto ficam para a cidade
+
Balanço mostra que período do Mundial teve média de cinco pousos ou decolagens por minuto
+