Ministro visita obras no Porto de Santos

02/05/2013 - 11:27
Realinhamento do cais de Outeirinhos, projeto do PAC Copa, possibilitará a oferta de 15,4 mil leitos, em até seis navios, durante o Mundial de 2014

O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, visitou as obras do Porto de Santos (SP), na última terça-feira (30.04), que incluem o realinhamento do cais de Outeirinhos, projeto do PAC Copa que possibilitará a oferta de 15,4 mil leitos, em até seis navios, durante o Mundial de 2014. A operação de cargas também será beneficiada pelo alinhamento do cais. Atualmente, as profundidades mínimas dos berços do local são -4,5 m (em frente às instalações da Marinha do Brasil) e -7,5 m ( em frente ao cais do Terminal de Passageiros). Os novos berços terão profundidade de -15 m, permitindo a atracação de navios de maior calado (mais carregados) e melhor acomodação das embarcações da Marinha do Brasil.

Acompanhado pelo Diretor Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Renato Barco, e pelo Diretor de Infraestrutura, Paulino Vicente, o ministro também avaliou o andamento da obra na Avenida Perimetral Portuária em Guarujá e garantiu que o viaduto será entregue nos próximos dias. O sistema viário da margem esquerda do Porto de Santos é um corredor viário estabelecido ao longo do perímetro portuário, numa extensão de, aproximadamente, 2,5 km.

O viaduto de entrada conta com 3 faixas de rolagem e o de saída 2 faixas. Para a obra, são utilizados guindastes com guia de cravação de estacas acoplada.  Serão construídos 1.320 m lineares de cais. Os equipamentos  economizarão tempo e trarão segurança aos trabalhos. O investimento de R$ 266 milhões faz parte do Programa de Aceleração Crescimento (PAC/Copa).

Cristino anunciou ainda a homologação da Dragagem de Aprofundamento de Evolução do Porto Santista, obra também do PAC. Esta intervenção deixou o Porto de Santos com a profundidade de -15 metros.

Fonte: Secretaria de Portos

Notícias Relacionadas

Estátua de cera do Rei do Futebol foi item do acervo que mais animou jogadores a tirar fotos
+
Joshua é atacante das categorias de base do time santista
+
Chegada dos turistas está prevista para o dia 28 de junho. Novo equipamento tem 95% das obras concluídas e recebeu R$ 36 milhões
+
Crianças entre 7 e 10 anos pediram autógrafos, fizeram apresentações e receberam camisas oficiais de presente
+