Mobilidade é foco de evento-teste na Arena Corinthians no domingo

15/05/2014 - 10:43
Metrô e trens da CPTM funcionarão de acordo com esquema definido para jogos da Copa

Os cerca de 40 mil torcedores que irão ao jogo entre Corinthians e Figueirense, neste domingo (18.05), às 16h, no primeiro evento-teste realizado sob os olhos da FIFA na Arena Corinthians, serão responsáveis por experimentar uma série de características que serão utilizadas nas partidas da Copa do Mundo no Brasil.

A principal recomendação aos que conseguiram comprar os bilhetes é deixar os carros em casa e preferir o transporte público para chegar a Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Para isso, é preciso ficar atento ao ingresso: a arena tem duas entradas, leste e oeste, e os torcedores deverão optar por um meio, dependendo do setor em que forem se sentar.

Os que tiverem ingressos para os setores oeste e sul serão orientados a utilizar o metrô e desembarcar na estação Arthur Alvim da Linha 3-Vermelha. Quem tiver com seu bilhete indicando os setores leste ou norte, deve preferir os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e descer na estação Corinthians-Itaquera da Linha 11-Coral. As duas estações ficam a uma distância equivalente do estádio, de cerca de 600 metros. Orientadores ajudarão os torcedores a definir o melhor caminho.

A mobilidade é um dos principais focos de atenção do evento-teste. Por isso, para a partida, também será testado o Expresso Copa, serviço que funcionará durante o Mundial. O trem fará o percurso entre as estações da Luz, no centro, e Corinthians-Itaquera em um tempo estimado de 19 minutos, sem paradas, pela Linha 11-Coral da CPTM. O Expresso partirá a cada oito minutos e estará disponível, apenas na ida para o estádio, a partir das 13h.

Os que insistirem em ir de carro provavelmente encontrarão dificuldades. Os estacionamentos da arena estarão fechados e não há bolsões no entorno. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará uma série de interdições em vias próximas ao estádio – o plano ainda será detalhado durante a semana.

Internet e lugar marcado

Quem foi à inauguração da Arena Corinthians, no último sábado (10), ficou frustrado com irregularidades do sinal de telefonia 3G na região. O Corinthians negocia com as operadoras um reforço no sistema de antenas que atendem a Arena Corinthians.

O clube também testará uma cultura ainda incipiente entre os torcedores de futebol no país: o respeito aos assentos numerados. Ainda que não haja obrigação, haverá um esforço para que o público ocupe os locais marcados, principalmente nos setores oeste e leste inferior, os mais nobres da arena.

O Corinthians não anunciou o número de bilhetes colocados à venda, mas a estimativa é de 40 mil pessoas no estádio – todos os ingressos para os donos da casa se esgotaram rapidamente, no primeiro dia de vendas. Os visitantes serão alocados numa parte do setor sul, e serão separados da torcida corintiana por barreiras físicas, interna e externamente.

De acordo com o clube mandante, os ingressos para os torcedores catarinenses serão colocados à venda apenas no dia da partida, após a abertura dos portões, em uma bilheteria expressa. A Polícia Militar acompanhará a movimentação. Dentro da arena, estarão 700 seguranças particulares e 200 voluntários.

Feriado

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou, em primeira votação, projeto de lei enviado pelo prefeito Fernando Haddad que declara feriado municipal no dia 12 de junho, data de abertura da Copa, quando Brasil e Croácia se enfrentam na Arena Corinthians. A decisão, porém, modificou o texto original que autorizava a prefeitura a decretar feriado nos demais dias de jogos do Mundial na cidade. De acordo com a emenda proposta, o Executivo pode decretar apenas ponto facultativo. A projeto também libera a venda de bebidas alcóolicas dentro dos estádios no período da Copa, em conformidade com a Lei Geral da Copa. O texto ainda terá que passar por nova votação antes de ser enviado para sanção do prefeito.

Leonardo Lourenço, do Portal da Copa em São Paulo (SP)

Notícias Relacionadas

BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+
Equipamentos substituem luminosidade do sol, favorecendo a germinação da grama
+
Estádio da abertura da Copa já rendeu R$ 6,8 milhões aos cofres corintianos, enquanto em 11 partidas como mandante neste ano, fora de Itaquera, o clube arrecadou R$ 3,2 milhões
+
Principais emissores de turistas foram Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos
+