No Castelão, Brasil enfrenta a Colômbia para voltar às semifinais após 12 anos

03/07/2014 - 20:50
Torcedores terão 350 ônibus grátis de sete pontos de Fortaleza até a Arena Castelão

Fortaleza se despede, nesta sexta-feira (04.07), da Copa do Mundo com a expectativa de ver a Seleção Brasileira voltar às semifinais após 12 anos, quando conquistou o penta em 2002, no Japão. A partida diante da Colômbia, às 17h, será a última da Arena Castelão no Mundial e o primeiro confronto entre os rivais sul-americanos na história da competição. Para vencer, o Brasil precisará superar a ótima campanha do adversário (venceu todos os jogos) e parar o meia-atacante James Rodriguez, artilheiro da Copa com cinco gols.

O técnico Luiz Felipe Scolari elogiou o adversário, mas descartou fazer marcação especial sobre a revelação colombiana. “Eu não vejo times que tenham feito marcação individual na Copa do Mundo. E nós não vamos fazer, a não ser em cada setor. A Colômbia tem jogadores com boa disciplina tática e muita técnica. Vai ser um grande jogo de futebol. Nós respeitamos, mas sabemos que temos muitas qualidades que também vão trazer dor de cabeça para eles”, disse Felipão.

Para a partida na Arena Castelão, o Brasil não poderá contar com o volante Luiz Gustavo, suspenso pelo segundo cartão amarelo. Felipão optou pelo ex-corintiano Paulinho como substituto. “Conversei com o Paulinho e ele me garantiu que não tem problema nenhum com pressão, que está bem. Eles (os jogadores) estão acostumados com isso”, disse. Momentos antes do jogo, a escalação trouxe uma mudança na lateral direita. Maicon será titular na vaga que até então era de Daniel Alves. 

Já o zagueiro Thiago Silva disse que espera um jogo aberto devido às características ofensivas das duas equipes. “Vai ser um grande jogo e esperamos presentear o torcedor com gols desta vez”, afirmou o zagueiro, citando o empate em 0 a 0 na capital cearense diante do México, na primeira fase do Mundial.

» Dilma: O Brasil confia na nossa Seleção Brasileira

» Há uma Colômbia que torce intensamente para o Brasil

» Aos 40 anos, Castelão recebe o jogo mais importante de sua história

» Brasil leva ampla vantagem em confronto em duelos contra sul-americanos em Copas

» Vai assistir aos jogos da Copa no estádio? Saiba quais objetos você não pode levar às arenas

Getty Images#

Treino

Getty Images#Pelo menos três mil torcedores foram nesta quinta-feira ao estádio Presidente Vargas, no bairro Benfica, para tentar acompanhar o treinamento do time brasileiro. Mas os gritos de “libera, Felipão” não foram suficientes para convencer a FIFA a abrir os portões para o público. Por determinação da entidade, os treinos na véspera das partidas são sempre fechados para a torcida. “Viemos para dar apoio à nossa Seleção e que eles possam fazer um grande jogo no Castelão”, disse o comerciante José Celso, que levou o filho Tiago, de 7 anos, mas lamentou não ter sido autorizado a entrar no PV.

Colômbia

O treinador José Pekerman elogiou o estilo de jogo da Seleção Brasileira e afirmou que os jogadores colombianos estão todos "muito felizes" por jogarem contra os anfitriões da Copa do Mundo. "O Brasil é o pentacampeão mundial e o grande País da história do futebol. Todo mundo admira seu estilo, seus jogadores e seus técnicos. Poder enfrentar o Brasil deixa os jogadores muito felizes. Sabemos que será muito difícil, mas ao mesmo tempo estamos preparados para fazer um grande jogo", comentou o treinador.

Ficha técnica

Brasil
Júlio César; Maicon, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Paulinho, Fernandinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Colômbia
Ospina, Zuniga, Zapata, Yepes e Armero; Sanchez, Aguilar, Cuadrado e James Rodriguez; Martinez e Gutierrez. Técnico: José Pekerman

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Horário: 17 horas
Árbitro: Carlos Velasco (Espanha)

#Clique na imagem e conheça melhor o Castelão

Castelão: 5 jogos e 4 zebras

A Arena Castelão recebeu cinco jogos da Copa do Mundo até o momento. Em quatro deles, o favorito não conseguiu vencer - Uruguai 1x3 Costa Rica, Brasil 0 x 0 México, Alemanha 2 x 2 Gana e Costa do Marfim 1 x 2 Grécia. No último domingo, pelas oitavas-de-final, a Holanda confirmou o favoritismo o venceu o México de virada por 2 a 1, com gols de Sneijder e Huntelaar.

Ingressos

Dos 60,5 mil ingressos vendidos para a partida entre brasileiros e colombianos na Arena Castelão, pelo menos 47,5 mil foram adquiridos por turistas. Segundo a Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará (Secopa), foram 27,5 mil bilhetes comprados por visitantes brasileiros e outros 20 mil por estrangeiros. Considerando os países onde os ingressos foram emitidos, os Estados Unidos lideram com 3,4 mil bilhetes, seguidos por Inglaterra (2,4 mil) e Colômbia (2 mil).

350 ônibus gratuitos

O plano de mobilidade de Fortaleza foi ampliado para atender aos torcedores que irão à Arena Castelão assistir a partida entre Brasil e Colômbia. Ao todo, 350 ônibus grátis estarão à disposição do público a partir das 11h em sete bolsões de estacionamento espalhados pela cidade – shoppings Parangaba, Jóquei, Iguatemi e Via Sul, campus do Pici da UFC, Cambeba e Unifor. No início, o plano previa 300 veículos extras até o estádio.

Além desses, linhas especiais partirão do Aeroporto Internacional Pinto Martins e da avenida Abolição, com seis paradas entre a avenida Barão de Studart e Via Expressa. A zona hoteleira (região da avenida Beira-Mar) também será atendida com duas linhas que irão até o bolsão do Iguatemi.

No desembarque, haverá 10 micro-ônibus para levar torcedores com mobilidade reduzida até a Arena Castelão. Para o percurso de volta do estádio, os espectadores deverão embarcar nos mesmos locais de desembarque e ficar atentos aos nomes das linhas, que farão o caminho inverso em direção aos bolsões de estacionamento.

Os ônibus vão operar até quatro horas após o fim da partida. Os coletivos farão o desembarque dos passageiros nas avenidas Paulino Rocha, Silas Munguba (antiga Dedé Brasil) e Alberto Craveiro, de onde os torcedores seguirão a pé até o Castelão.

Metrô

Além dos ônibus, os torcedores que moram em Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, terão metrô gratuito nesta sexta-feira até a estação Parangaba, na capital, em frente ao bolsão de estacionamento de onde saem os ônibus especiais. O metrô, que ainda está em fase de testes, funcionará duas horas antes e duas depois da partida – entre 15h e 21h.

Fan Fest

Os torcedores que forem acompanhar a partida do Brasil na Fan Fest, no aterro da Praia de Iracema, terão ainda veículos especiais à disposição partindo dos sete terminais de integração da cidade – Lagoa, Conjunto Ceará, Papicu, Parangaba, Siqueira, Messejana e Antônio Bezerra.

Endereço dos bolsões de estacionamento

- Centro de Eventos/Unifor: avenida Washington Soares, 999
- Campus do Pici da UFC: avenida Mister Hull, 2977
- Cambeba: avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N
-  North Shopping Jóquei: avenida Lineu Machado, 419
- Shopping Parangaba: rua Germano Franck, 300
- Shopping Iguatemi: avenida Washington Soares, 85
- Shopping Via Sul: avenida Washington Soares, 4335

Thiago Cafardo, do Portal da Copa em Fortaleza

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+
Taffarel será o preparador de goleiros, enquanto Mauro Silva ocupará o cargo de assistente técnico, criado para ser rotativo. Andrey Lopes será o auxiliar
+