No Castelão, Holanda e México fazem duelo entre melhor ataque e defesa menos vazada

29/06/2014 - 00:10
Confira o esquema especial de transporte para chegar à Arena Castelão. Torcedores terão à disposição 300 ônibus gratuitos

Getty Images#

De um lado, o melhor ataque da Copa do Mundo, com dez gols marcados e uma dupla formada pelos experientes – e eficientes – Robben e Van Persie. Do outro, a defesa menos vazada (apenas um gol sofrido) da primeira fase e o goleiro Ochoa, que parou o poder ofensivo da Seleção Brasileira. Ingredientes não faltam para um grande jogo entre Holanda e México neste domingo, às 13h, na Arena Castelão, em Fortaleza, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Para os técnicos da Holanda, Louis Van Gaal, e do México, Miguel Herrera, o calor de Fortaleza pode alterar o ritmo do jogo, mas os mexicanos levam vantagem por terem um clima parecido com o do Brasil. “A umidade e o calor pesam para os dois times. Mas talvez possamos ter uma pequena vantagem por ter o mesmo clima. Fisicamente o time está bem e espero que essa condição climática seja favorável para a gente”, afirmou Herrera. “Os mexicanos estão muito mais acostumados com o calor do que nosso time. Espero que o árbitro faça a parada técnica”, disse Van Gaal.

Atual vice-campeã do mundo, a Holanda entra em campo credenciada com a melhor campanha da Copa e como uma das principais favoritas ao título. Já o México luta para chegar às quartas e igualar sua melhor performance em Mundiais (foi às quartas nas duas vezes que sediou o Mundial, em 1970 e 1986). Para isso, conta com uma defesa sólida e forte marcação no meio-de-campo. “O México está pronto para fazer história. Com certeza estou convencido disso”, disse Miguel Herrera, que confirmou a escalação de Carlos Salcido no lugar de Vásquez, suspenso. 

Já o treinador Louis Van Gaal afirmou que a “harmonia perfeita” é uma das chaves do sucesso da Holanda na primeira fase da Copa do Mundo. ”Você não consegue fazer nada se não estiver em excelente harmonia entre jogadores e comissão técnica. Nós criamos essa união”, disse ele. No treino deste sábado no Estádio Presidente Vagas, Van Gaal escalou o jovem Veltman, de 22 anos, no lugar de Janmaat para a lateral-direita.

» Vai assistir aos jogos da Copa no estádio? Saiba quais objetos você não pode levar às arenas

Getty Images#Os treinadores Miguel Herrera (México) e Louis Van Gaal (Holanda) comentaram sobre o calor da capital cearense

Ficha técnica

Holanda
Cillessen; De Vrij, Vlaar e Martins Indi; Veltman, De Guzman, De Jong e Blind; Sneijder; Robben e Van Persie. Técnico: Louis Van Gaal

México
Ochoa; Francisco Rodríguez, Rafa Márquez e Héctor Moreno; Aguilar, Salcido, Héctor Herrera, Guardado e Layún; Giovani dos Santos e Oribe Peralta. Técnico: Miguel Herrera

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Horário: 13h
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)

Festa holandesa

A torcida holandesa realizará uma festa laranja na manhã deste domingo (29.06), a partir das 7h, na Praia de Iracema. A confraternização está sendo organizada pelas torcidas Ons Oranje e KNVB Clube Laranja, em parceria com o consulado, a Federação Holandesa de Futebol e a Secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza (Secopafor). 

A concentração dos torcedores será no espigão na avenida Rui Barbosa. De lá, por volta das 10h, os fãs da “laranja mecânica” seguirão ao estádio por meio dos ônibus extras que fazem a linha região hoteleira/Castelão. A expectativa da Prefeitura de Fortaleza é de que pelo menos 2 mil holandeses participem da festa na Praia de Iracema.

Recorde de turistas

A partida entre Holanda e México deverá bater o recorde de turistas em jogos da Copa do Mundo na Arena Castelão. De acordo com dados da Secretaria de Turismo do Ceará, dos 60,5 mil ingressos colocados à venda, 44 mil foram adquiridos por visitantes – 18 mil brasileiros e 26 mil estrangeiros. Dos turistas de outros países, 7,2 mil são mexicanos e 3,6 mil holandeses, seguidos por norte-americanos (3,3 mil), chilenos (3,1 mil) e australianos (1,8 mil). O duelo entre as seleções brasileira e mexicana, no dia 17 de junho, atraiu cerca de 38 mil visitantes brasileiros e estrangeiros.

Transporte gratuito

Para o acesso do torcedor à Arena Castelão neste domingo, os 300 ônibus gratuitos começarão a circular a partir das 7h nos sete bolsões de estacionamento espalhados pela cidade - shoppings Iguatemi, Via Sul, Parangaba e Jóquei, Campus do Pici da UFC, Cambeba e Unifor. Além desses, linhas especiais partirão do Aeroporto Internacional Pinto Martins e da avenida Abolição, com seis paradas entre a avenida Barão de Studart e Via Expressa. A zona hoteleira (região da avenida Beira-Mar) também será atendida com duas linhas que irão até o bolsão do Iguatemi.

No desembarque, haverá 10 micro-ônibus para levar torcedores com mobilidade reduzida até a Arena Castelão. Para o percurso de volta do estádio, os espectadores deverão embarcar nos mesmos locais de desembarque e ficar atentos aos nomes das linhas, que farão o caminho inverso em direção aos bolsões de estacionamento.

Os ônibus vão operar até quatro horas após o fim da partida. Os coletivos farão o desembarque dos passageiros nas avenidas Paulino Rocha, Silas Munguba (antiga Dedé Brasil) e Alberto Craveiro, de onde os torcedores seguirão a pé até o Castelão.

Metrô

Os torcedores que moram em Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, terão metrô gratuito neste domingo até a estação Parangaba, na capital, em frente ao bolsão de estacionamento de onde saem os ônibus especiais. O metrô, que ainda está em fase de testes, funcionará entre 11h e 21h.

Endereços dos bolsões de estacionamento
- Centro de Eventos/Unifor: avenida Washington Soares, 999
- Campus do Pici da UFC: avenida Mister Hull, 2977
- Cambeba: avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N
-  North Shopping Jóquei: avenida Lineu Machado, 419
- Shopping Parangaba: rua Germano Franck, 300
- Shopping Iguatemi: avenida Washington Soares, 85
- Shopping Via Sul: avenida Washington Soares, 4335

Segurança

Para a partida entre México e Holanda, a Arena Castelão será monitorada pelos batalhões de Policiamento de Eventos e de Choque da Polícia Militar. Os policiais farão a contenção de segurança a partir dos Pontos de Verificação Veicular (PVV), a cerca de um quilômetro do campo. O estádio terá ainda a Delegacia do Torcedor e o Juizado Especial para o atendimento de ocorrências. Ao todo, mais de 7 mil agentes de segurança trabalharão na capital cearense durante a Copa do Mundo.

Os PVVs serão instalados no cruzamento das seguintes avenidas: Alberto Craveiro x Senador Carlos Jereissati; Juscelino Kubitschek x Perimetral; Paulino Rocha x BR-116; Silas Munguba x Desembargador Otacílio Peixoto; Alberto Craveiro x rua Paula Frassinetti; Paulino Rocha x Desembargador Otacílio Peixoto. Apenas veículos credenciados poderão passar pelas barreiras.

Thiago Cafardo, do Portal da Copa em Fortaleza

Notícias Relacionadas

Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+
Relatório da ANTT também aponta que a Argentina liderou os fretamentos internacionais no período
+
Operação de segurança será maior da história da cidade, com quase 26 mil profissionais. Confira as interdições e melhores opções para chegar ao Maracanã
+
Para o técnico brasileiro, o gol sofrido no início da partida diante da Holanda complicou a partida
+