Nota Polícia Federal - Chilenos notificados não poderão retornar para a Copa

19/06/2014 - 13:25
As notificações foram lançadas nos passaportes e na tarjeta de entrada dos estrangeiros. Qualquer agente público, ao conferir os documentos dos torcedores estrangeiros envolvidos no incidente, saberá até quando poderão ficar no Brasil

A Polícia Federal já notificou todos os torcedores estrangeiros envolvidos no incidente ontem no Centro de Mídia, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os torcedores têm até 72 horas para deixar o país.

Entre os chilenos havia um menor de idade que, assim como o pai, também foi notificado. Os dados colhidos foram lançados no sistema de imigração da Polícia Federal, constando o motivo da ação, o que possibilitará a inadmissão em território nacional durante a Copa do Mundo, caso algum deles tente retornar ao Brasil.

As notificações foram lançadas nos passaportes e na tarjeta de entrada dos chilenos. Qualquer agente público, ao conferir os documentos dos torcedores estrangeiros envolvidos no incidente, saberá até quando poderão ficar no Brasil. Constatando que o prazo foi ultrapassado, deve encaminhá-los a uma unidade da Polícia Federal mais próxima para a deportação sumária.

Cooperação Internacional

Por acordo internacional, paraguaios, argentinos, chilenos e uruguaios podem entrar no Brasil apenas com suas identidades. Ao ingressarem, recebem um documento chamado de tarjeta, que obrigatoriamente deve ser apresentado às autoridades brasileiras durante o deslocamento pelo país e que comprova a entrada regular no território nacional, bem como o prazo de estada.

Para quem apresenta passaporte ao entrar no país, como foi o caso de dois dos chilenos detidos ontem, essas informações são inseridas no documento de viagem.

Leia Também

» Ajustes nos procedimentos operacionais no Maracanã serão feitos já para o próximo jogo

Fonte: Polícia Federal do Rio de Janeiro

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+