Novo Beira-Rio: gramado mais resistente e iluminação adaptada às transmissões em HD

20/02/2014 - 00:24
Vestiários do estádio de Porto Alegre para a Copa foram ampliados. Sala de imprensa tem capacidade para 140 jornalistas

Assim como os torcedores, os jogadores também terão mais conforto no novo Beira-Rio, estádio de Porto Alegre que receberá cinco jogos durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A começar pelo gramado. Constituído de um sistema híbrido de grama natural reforçada com fibras elásticas importadas da Europa, o campo teve o plantio concluído em fevereiro de 2013.

A grama utilizada, do tipo Bermuda Tifgrand, tem certificação internacional concedida pela International Turfgrass Genetic Assurance Program. É uma evolução da espécie Bermuda, e uma das suas características é a maior resistência às baixas temperaturas, comuns durante o inverno da Região Sul. Outro diferencial é a resistência ao pisoteio e a garantia de um gramado mais denso e com maior crescimento lateral.

O campo de futebol tem agora 68 x 105m e foi reposicionado em relação ao antigo Beira-Rio, ficando mais centralizado em quatro metros. Ao lado do campo de jogo foi instalada grama artificial.

Também foi instalado um moderno sistema de irrigação, o RainBird. O campo é drenado por um sistema a vácuo. O sistema vai garantir condições de jogo até mesmo sob fortes chuvas.

“Quem faz o manejo do campo já é a equipe do Internacional, uma equipe experiente. A cobertura em si ajuda muito na manutenção do gramado. Por ser translúcida, deixa passar o sol, fator fundamental para a qualidade da grama”, afirma a gerente de tecnologia do Sport Club Internacional, Carla Ritter.

» Novo Beira-Rio: conheça todos os detalhes do estádio

Foto: Abelardo Mendes Jr/Portal da Copa/ME#

Iluminação

Para garantir uma iluminação de qualidade, principalmente nas questões de televisionamento, foram instalados 404 projetores EF 2000 de 2 mil watts de potência. O nível de iluminação do estádio de Porto Alegre terá características próximas às da luz do dia. Os 50 mil torcedores que acompanharem os jogos ao vivo no estádio ou os milhares de outros em casa perceberão cores mais vibrantes e sem sombras.

Vestiários e banco de reservas

Os novos vestiários do Beira-Rio são mais amplos e bem estruturados. Os jogadores terão à disposição duchas, uma sala exclusiva para a comissão técnica, sala de massagem, fisioterapia e uma sala de aquecimento para treinos. Também haverá vestiários exclusivos para árbitros. As casamatas (bancos de reservas) seguem padrão FIFA e abrigarão 17 pessoas.

Foto: Abelardo Mendes Jr/Portal da Copa/ME#

Imprensa

Os jornalistas e profissionais de imprensa terão dez cabines de rádio, quatro cabines de TV e 60 para  a imprensa escrita. A sala de imprensa tem capacidade para 140 jornalistas e conta com ar condicionado e internet sem fio. Também há espaço reservado para cadeirantes, plataforma para três câmeras, auditório em declive que facilita a visibilidade.

Beira-Rio - Porto Alegre - Fotos do estádio

Beira-Rio - Porto Alegre - Fotos do estádio

Mateus Baeta - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+
Equipamentos substituem luminosidade do sol, favorecendo a germinação da grama
+
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que 97,3% dos casos ocorridos nas arenas foram resolvidos no próprio local
+