Novo Castelão: sistema de segurança terá 240 câmeras de monitoramento

16/12/2012 - 11:45
Centro de comando no estádio entregue neste domingo (16.12) vai controlar o acesso de pessoas e veículos ao estádio e até regular a temperatura de salas

Foco primordial durante a construção da Arena Castelão, o sistema de segurança do estádio está pronto para entrar em funcionamento com a entrega da obra, neste domingo (16.12).  São 240 câmeras de vigilância posicionadas em locais estratégicos, abrangendo áreas internas e externas. As imagens são monitoradas por meio de um sistema de comando de alta tecnologia, centralizado em um ambiente de mais de 200 m², no último andar. O espaço terá funcionamento 24 horas, sete dias por semana.

A sala de comando também controlará o acesso de pessoas ao estádio, incluindo as 144 catracas para o público geral, a área VIP e os assentos para pessoas com necessidades especiais. As 130 salas localizadas dentro da arena serão equipadas com leitores para restringir o acesso de pessoas não autorizadas.

O sistema terá uma parede de monitores para controlar pessoas e veículos. Da sala, será possível, ainda, abrir cancelas e regular a temperatura de ambientes. “Esse centro também vai fazer a geração de imagens nos telões e no sistema de som para fazer os avisos”, disse Silvio Andrade, presidente da Arena Castelão, empresa responsável pela reforma e operação do estádio até 2018.

Além do monitoramento, a arena contará com equipes de segurança patrimonial com postos fixos e móveis que farão ronda em todos os ambientes de movimentação.  Em uma situação de emergência, o tempo máximo de evacuação do estádio é estimado em oito minutos.

“A arena é interligada por todo um sistema de tecnologia da informação, com cabeamento em fibra ótica, telefonia e internet. Existe uma rede que interliga o estádio e o sistema é redundante: se um lado quebra, o outro fica independente”, explicou Andrade. Adicionalmente, o estádio contará com delegacia do Ministério Público e do Ministério da Justiça, em ambientes exclusivos.

Saúde
A Arena Castelão também terá área destinada ao atendimento médico das pessoas. A estrutura conta com centro de saúde no térreo e salas em todos os andares do estádio para procedimentos de emergência.

» Assista a um vídeo com mais informações sobre o novo Castelão

Confira a cobertura completa da entrega da obra do Castelão:

» Presidenta ressalta capacidade do país dentro e fora dos gramados
» Presidente da FIFA cumprimenta Fortaleza pela entrega do estádio
» Dilma Rousseff corta a fita de entrega do estádio
» Cobertura do estádio ajuda a garantir conforto térmico
» Preocupação ambiental, uma das marcas do projeto
» Gramado mais próximo do público e vestiários para até quatro equipes
» Assentos modernos, retráteis e resistentes
» Estádio tem 2,4% da capacidade reservada a pessoas com deficiência
» 1.900 vagas cobertas de estacionamento
» Arena oferece opções de compras e alimentação mesmo em dias sem jogos
» Rodada dupla vai marcar inauguração do campo
» Uma história de 39 anos de clássicos, artilheiros e curiosidades
» Cantor Fagner, que fez show no dia da entrega, lembra histórias com craques do futebol

» Galeria de fotos das obras para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Mateus Baeta – Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+