Reforma do aeroporto de Guarulhos é vistoriada pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil

30/04/2013 - 16:04
Pelo contrato de concessão firmado em junho do ano passado, o edifício-garagem e o terminal 3 devem estar prontos até a Copa do Mundo de 2014

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foram vistoriadas nesta terça-feira (30.04) pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco. Ele mostrou-se confiante em relação ao término das obras dentro do prazo. “Eu não tenho a menor dúvida de que a meta para 2014 será cumprida”, declarou o ministro após conhecer o novo edifício-garagem, que está previsto para ser entregue em maio.

Moreira Franco checou também o andamento das obras do novo terminal de passageiros, o terminal 3, que deve começar a operar em maio de 2014. Pelo contrato de concessão firmado em junho do ano passado, o edifício-garagem e o terminal 3 deverão estar operando até a Copa do Mundo de 2014. Melhorias na pista, no pátio e nos terminais 1 e 2 do aeroporto também devem estar concluídas até a Copa.

O ministro informou que pretende montar na SAC um grupo de acompanhamento de obras. “Para que nós possamos não só obter as informações que vêm dos consórcios e das empreiteiras, como as informações da Infraero, para que esses contratos sejam rigorosamente cumpridos”, declarou. Segundo Moreira Franco, a maior preocupação, no momento, é o cumprimento do cronograma nos aeroportos do país. “Estamos sendo pressionados não só pelos grande eventos, mas sobretudo pelo aumento da quantidade de usuários do sistema aeroportuário brasileiro”, disse.

Marcelo Camargo/ABr#Moreira Franco se mostrou confiante no cumprimento dos prazos estipulados para a reforma

Capacidade maior
Com a conclusão do terminal, a expectativa é de que o aeroporto passe a receber 12,5 milhões de passageiros a mais por ano. Atualmente, os terminais em funcionamento 1, 2 e 4 atendem 35 milhões de passageiros por ano. As reformas devem elevar a capacidade do aeroporto para 60 milhões de passageiros ao ano.

Além disso, o número de câmeras de segurança espalhadas pelo Aeroporto de Guarulhos deve subir de 2 mil para 6 mil. Segundo Antônio Miguel Marques, presidente do consórcio GRU Airport, que administra o aeroporto, o novo sistema será capaz de identificar situações de insegurança. “Um exemplo: alguém deixou uma mala abandonada num determinado corredor do aeroporto. A câmera estará programada para, se não tiver movimento na mala em alguns segundos, aquela imagem subir imediatamente para o centro de monitoramento e enviar um alerta”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+
Taxa de aviões que não chegam no horário é de apenas 4,2% desde o dia 11 de junho
+
Nova estrutura, que tem 192 mil m² e é exclusiva para voos internacionais, vai ampliar a capacidade total do aeroporto para cerca de 42 milhões de passageiros por ano
+
A nova linha oferecerá ônibus executivos com ar condicionado, poltronas estofadas e reclináveis, televisão e água. Linhas convencionais serão reforçadas
+