Obras no Complexo Viário de Itaquera, em São Paulo, atingem 52% de conclusão

09/09/2013 - 15:18
Trabalhos tiveram início em setembro de 2012 e devem ser finalizados em abril do ano que vem

Comitê Paulista da Copa/ Divulgação#

As obras do Complexo Viário Polo Itaquera atingiram 52% de execução. Os trabalhos foram iniciados em setembro de 2012 com o objetivo de melhorar a acessibilidade das milhares de pessoas que transitam diariamente pelo região, situada na zona leste de São Paulo.

O empreendimento foi divido em três etapas, iniciado com as obras de integração do sistema viário da avenida Radial Leste ao futuro Polo Institucional de Itaquera. Esta primeira etapa deve ser concluída em março de 2014.

Já estão concluídos o novo acesso ligando a avenida Miguel Inácio Curi com a avenida Dr. Luiz Aires e o desvio provisório da Radial Leste para execução da passagem inferior da avenida. Atualmente estão em andamento os serviços de terraplenagem e drenagem, muros de contenção, escavação e cravações de perfis metálicos, estacas pré-moldadas e laje superior e inferior da passagem inferior da Radial Leste, enterramento de rede elétrica,  fundações, pilares, vigas e lajes para obras de arte especiais.

A segunda etapa, iniciada em abril de 2013, é composta das alças viárias que farão a ligação entre a avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial) e a avenida Jacu Pêssego, em Itaquera. A Radial e a Jacu Pêssego são os dois principais eixos viários do extremo Leste de São Paulo. A ligação entre as vias facilitará o acesso da região à Marginal Tietê, Rodovia Ayrton Senna e Rodoanel. Serão construídos dois viadutos ligando as duas avenidas e um pontilhão sobre o Rio Verde, para passagem de veículos na avenida Rosa Campanella. Além disso, serão realizadas adequações viárias para acesso aos viadutos e à Arena Corinthians, sede da abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014 e de mais cinco jogos.

Na terceira etapa, que deve começar em setembro e ser concluída em abril de 2014, será construída uma passarela que fará a ligação da região norte do bairro de Itaquera ao futuro estádio, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM e as avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges. A travessia para pedestres facilitará a circulação das pessoas que pretendem chegar ao estádio e ao Polo Institucional Itaquera.

Fonte: Comitê Paulista da Copa

Notícias Relacionadas

Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+
BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+
Equipamentos substituem luminosidade do sol, favorecendo a germinação da grama
+
Estádio da abertura da Copa já rendeu R$ 6,8 milhões aos cofres corintianos, enquanto em 11 partidas como mandante neste ano, fora de Itaquera, o clube arrecadou R$ 3,2 milhões
+