Operação de segurança para jogo entre Mixto x Santos terá mais de mil profissionais

01/04/2014 - 10:05
Primeira partida na Arena Pantanal, em Cuiabá, também contará com Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e Plataforma de Observação Elevada

A operação de segurança para o jogo entre Mixto x Santos, que acontecerá nesta quarta-feira (02.04), na Arena Pantanal, contará com mais de mil profissionais. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Defesa Civil, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Juizado Especial, Secretaria Muncipal de Transportes Urbanos, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Agência Brasileira de Inteligência estarão envolvidas no esquema especial montado para a primeira partida do estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo.

Além do efetivo empregado, o evento irá contar com todo o aparato da segurança em termos de tecnologia. Um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e a Plataforma de Observação Elevada, recentemente recebidas pela segurança pública do governo federal, captarão as imagens em tempo real de toda a movimentação na parte interna e externa da arena.

» Arena Pantanal terá esquema especial de trânsito para primeira partida

» Arena Pantanal recebe últimos retoques para jogo entre Mixto x Santos

A segurança também contará no local com duas viaturas Auto Comando de Área, três viaturas de Atendimento Pré-Hospitalar, seis viaturas de apoio do Corpo de Bombeiros, 16 motos para o policiamento motociclístico da Polícia Militar, três delegacias móveis da Polícia Judiciária Civil, além das viaturas operacionais das polícias Militar e Civil que também irão reforçar os trabalhos dos operadores de segurança.

“A nossa estrutura de segurança será muito grande. Fizemos um planejamento alinhado com diversas instituições municipais, estaduais e federais. A proposta é termos um evento tranquilo do começo ao fim. Além disso, Mato Grosso será avaliado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, em todas as áreas relacionadas à segurança pública”, destacou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos.

Na ocasião já estará em funcionamento também o Juizado Especial do Torcedor (JET), que tem como objetivo prestar atendimento imediato às demandas de menor potencial ofensivo ocorridas durante as partidas de futebol tais como brigas, câmbio de ingresso, lesão corporal, tentativa de entrada no local com armas. O Juizado Especial do Torcedor é uma parceria entre a justiça estadual, Ministério Público, Defensoria Pública e governo estadual.

Fonte: Secopa-MT

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+