Píer Norte do Aeroporto de Brasília será inaugurado neste final de semana. Terminal está pronto para Copa

23/05/2014 - 16:15
A construção do Píer Norte durou 12 meses. Cerca de 1,9 mil operários trabalharam na obra

Fotos: Jua Pita/Inframerica#O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, está pronto para a Copa do Mundo. As últimas obras previstas no contrato de concessão serão entregues à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) neste final de semana. A principal delas é a sala de embarque Píer Norte, cuja operação assistida será iniciada nas próximas semanas. A nova ala receberá voos específicos durante o período de testes e será aberta para os passageiros após a avaliação.

Também estão finalizados 95 novos balcões de check-in compartilhado, novas esteiras de bagagem, novos sanitários, vagas cobertas no estacionamento, novo espaço delimitado para taxistas, 41 posições remotas para aeronaves e a duplicação do viaduto de aeronaves. As obras de reforma e ampliação do aeroporto foram iniciadas em dezembro de 2012 e estão sendo entregues dentro prazo contratual.

“É importante ressaltar que as obras de melhorias continuam. São 25 anos de concessão, e teremos novas obras no futuro para adequar a estrutura do aeroporto com as novas demandas”, explica Alysson Paolinelli, presidente do Consórcio Inframérica, grupo responsável pelo Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

O Píer Norte tem 20 mil metros quadrados de área construída e oito pontes de embarque. Com a operação do novo , a capacidade do aeroporto poderá chegar a 25 milhões de passageiros, já que as duas novas salas de embarque estarão em funcionamento - o Píer Sul, com 10 pontes de embarque, foi inaugurado e opera desde meados de abril. Ambas são exclusivas para aviação doméstica. Há 29 pontes de embarque no total.

A construção do Píer Norte durou 12 meses. Cerca de 1,9 mil operários trabalharam na obra. A nova estrutura do Aeroporto é parte do investimento de R$ 1,2 bilhão do Consórcio Inframérica. Os serviços de gastronomia e lazer serão abertos gradativamente.

Ampliação

As obras do Aeroporto duraram 17 meses. Mais de 4 mil operários trabalharam na construção. A área do terminal foi aumentada em 45% - de 60 mil para 110 mil metros quadrados. Além disso, as taxiways – faixas de pistas para as aeronaves taxiarem - e as pistas de pousos e decolagens foram reformadas e ampliadas: juntas, somam 300 mil metros quadrados.

Leia também:

» Conheça o Píer Sul do Aeroporto de Brasília

» Brasília inaugura passagem subterrânea do Balão do Aeroporto e ampliação da DF-047

» "Aeroporto de Guarulhos será um grande cartão de visitas para a Copa", diz presidenta Dilma

Fonte: Inframérica

Notícias Relacionadas

No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Empresa transmitiu 166 terabytes de dados no anel óptico interligando as 12 arenas da Copa ao IBC da FIFA no Rio de Janeiro
+
Estrangeiros e brasileiros de outras partes do país visitam marcos arquitetônicos da capital federal
+