PM de Brasília ensaia posicionamento de policiais e viaturas na cidade

05/06/2014 - 15:56
Cerca de 250 policiais e 50 viaturas percorreram as proximidades do Mané Garrincha e os principais pontos turísticos e hotéis da cidade

A Polícia Militar do Distrito Federal promove os ajustes finais do policiamento em Brasília para a Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (05.06), cerca de 250 policiais e 50 viaturas percorreram pontos essenciais da região central da capital federal, onde estão o Estádio Nacional Mané Garrincha e as principais atrações turísticas e hotéis. A corporação também passou pelo metrô e por locais de diversão. “Posicionamos policiais e viaturas em locais pré-selecionados para que possamos atender à demanda da Copa”, explica o comandante do CRPM, coronel César Ferreira.

O ensaio será avaliado pela PMDF na sexta-feira (6.06) e repetido na próxima terça-feira (9.06). Na quarta-feira (10.06), a corporação iniciará a atividade, já com o efetivo encorpado: 600 policiais e 120 viaturas por dia – o número inclui servidores da área administrativa do CPRM, que serão deslocados para o policiamento.

Quatro eixos

A área percorrida pela PMDF é dividida em quatro eixos: Turismo, Hospedagem, Transporte e Comércio. O primeiro abrange os locais mais visitados pelos turistas, como a Catedral, o Memorial JK, a Praça dos Três Poderes, a Torre de TV e outros pontos localizados ao longo do Eixo Monumental, principal via de acesso ao Mané Garrincha.

No eixo Hospedagem estão os setores Hoteleiros Sul e Norte, também próximos ao Eixo Monumental, e os hotéis da Orla do Lago Paranoá, um pouco mais afastados. Já o eixo Transporte abarca as estações de metrô do Plano Piloto, a Rodoviária, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e os pontos de ônibus mais movimentados desse percurso.

O eixo Comércio reúne o comércio do Sudoeste (bairro próximo do Eixo Monumental), das superquadras do Plano Piloto e locais de grande movimentação, como o shopping Píer 21, à beira do Lago Paranoá.

O efetivo total do Comando Regional Metropolitano na Copa do Mundo será de 1,6 mil policiais. Além dos 600 que trabalharão na segurança, outros mil estarão de prontidão para atuar durante possíveis manifestações. O contingente total da Polícia Militar do Distrito Federal na Copa do Mundo será de 14 mil profissionais.

Detran

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) divulgou na quarta-feira (04.06) o esquema de trânsito para a Copa do Mundo. Os agentes atuarão no Estádio Nacional, na Fan Fest e nos setores hoteleiros Norte e Sul. A operação também foi dividida em setores.

A operação Hotéis e Turismo contará com 25 auditores fiscais de trânsito, 10 viaturas, um guincho e uma empilhadeira. A operação Sinalização consiste na montagem de material de sinalização. O objetivo é coibir estacionamentos irregulares, facilitar embarque e desembarque e garantir a fluidez do trânsito.

Para a operação Jogo, serão deslocados 180 auditores fiscais de trânsito, 70 viaturas, oito motocicletas, três guinchos, uma empilhadeira e uma aeronave. Já na Fan Fest o efetivo será de 50 profissionais,  além de 20 viaturas, um guincho, uma empilhadeira e uma aeronave.

Principais alterações nas vias

» Via N2: da rotatória próxima à 5ª DP até a Via Contorno do Estádio o acesso será restrito.

» Via S2: trecho de ligação da S1 até a W5 ficará bloqueado.

» Via Contorno do Estádio: circulação restrita, sentido único anti-horário.

» Via de contorno do Parque da Cidade (BPTran): sentido único anti-horário (veículos em geral); faixa da esquerda exclusiva para ônibus

» Plataforma D da Rodoviária: exclusiva para linhas especiais. Demais linhas contornam o anel oeste, saindo pela via S1.

Renato Freire, do Portal da Copa em Brasília

Notícias Relacionadas

Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+