Polícia apreendeu 128 ingressos em quatro dias de jogos em Salvador

26/06/2014 - 10:24
Ao todo, 39 pessoas foram conduzidas à delegacia, onde foram lavrados os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs)

Nos quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo realizados na Arena Fonte Nova, em Salvador, os policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) apreenderam um total de 128 ingressos oficiais, no entorno do estádio. Durante a operação, 39 pessoas foram detidas por tentar comercializar as entradas por preços acima dos estipulados pela FIFA.

Na partida desta quarta-feira (25.06), entre Irã e Bósnia, foram apreendidos 32 ingressos, com dois nigerianos, e outros oito, com três brasileiros, totalizando 40 bilhetes. Todos os cambistas flagrados nos quatro jogos foram conduzidos à sede da Decon, onde foram lavrados os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), e liberados em seguida.

O Estatuto do Torcedor considera crime a comercialização de ingressos por valores acima do descrito no bilhete. “Quem desistir de assistir aos jogos pode acessar o site da FIFA e renegociar a recompra do ingresso e a devolução do dinheiro empregado”, orienta a delegada titular da Decon, Carla Ramos.

A operação de combate à venda ilegal de ingressos é feita no entorno da Arena Fonte Nova com o apoio da Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes (DREOF) e da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap).

Balanço

O saldo de apreensões nos jogos anteriores contabiliza 38 ingressos que pertenciam a um grupo de 15 pessoas – seis alemães, três americanos, dois franceses, dois suíços e dois brasileiros –, que tentaram comercializar no dia do jogo Suíça x França, na sexta-feira passada (20.06). Também houve a apreensão de 17 ingressos destinados ao jogo Alemanha e Portugal, no dia 16 de junho, que seriam vendidos clandestinamente por sete pessoas – um austríaco, um francês, um inglês, um alemão e três brasileiros.

As equipes da Polícia Civil ainda apreenderam 33 entradas no dia do clássico entre Holanda e Espanha, primeiro jogo da Copa em Salvador. A ação ocorreu no dia 13 de junho e resultou na identificação de 12 cambistas – oito brasileiros, dois franceses, um iraniano e um espanhol.

Mellyna Reis, do Portal da Copa em Salvador
 

Notícias Relacionadas

Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+