População acompanha vitória do Brasil sobre a Itália em parques e praças do Recife

23/06/2013 - 09:21
Parque Dona Lindu, Sítio da Trindade e Pátio de São Pedro foram alguns dos locais que contaram com exibições públicas do jogo

Foto: Secopa-PE#Vários pontos de Recife foram tomados por torcedores da Seleção Brasileira. Eles se reuniram para acompanhar a vitória de 4 x 2 sobre a Itália, pela última rodada do Grupo A da fase de classificação da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013.

No centro de Recife, um dos pontos com exibição pública do jogo foi o Pátio de São Pedro. Entre os presentes, estava Clécio Basante, 47. “É muito mais legal assistir o jogo assim, cheio de gente para gritar junto. Dá mais emoção”, contou. Ele estava acompanhado da esposa, Nice, que trabalha perto do local. “Ela larga, vem direto e nos encontramos aqui. Acho que, no próximo jogo, vamos experimentar para ver a partida no Sítio da Trindade, que também parece ser bem legal e é mais perto de casa”, completou Clécio, morador do bairro de Casa Amarela.

De fato, sobrou emoção para aqueles que acompanharam Brasil x Itália pelos telões armados no Sítio da Trindade. Uma das mais empolgadas com a atuação brasileira era Luciana da Silva, vendedora em uma das barraquinhas de comida montadas para o São João do local. “Estamos trabalhando, mas sempre dá para espiar um pouquinho. Se não olhar, não é brasileiro, né?”, brincou.

Mais uma vez, o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, juntou uma grande quantidade de pessoas em sua esplanada. Os adultos não tiveram medo de uma possível chuva e aproveitaram a estrutura do espaço para levar as crianças, que se dividiam entre brincar e acompanhar a partida; idosos, adolescentes e turistas completavam a plateia que se sentou para acompanhar todos os lances da partida.

O parque, que está decorado e estruturado para as comemorações de São João, também recebeu shows culturais, como a apresentação do Balé Popular do Recife antes da partida e de Maciel Salu após o jogo. Passistas de frevo garantiram a alegria dos presentes nos 15 minutos de intervalo, fazendo uma coreografia bastante aplaudida simbolizando a partida ente italianos e brasileiros.

Vestindo as cores verde e amarela, Eleonora Machado aproveitou o sábado de folga para atender o pedido da filha, Daniella, de 8 anos, para assistir ao jogo em um local público. “Sempre vejo em casa e queria saber como era aqui, com as pessoas”, comentou a menina. “É um espaço muito bom, que é ótimo poder ser aproveitado assim. Está tudo muito tranquilo”, completou a mãe.

O lado azul italiano também se mostrou presente na orla do Recife. Aldo Balatolli é do norte da Itália e está morando em Pernambuco desde o começo do ano, junto à esposa, a brasileira Prazeres Balatolli. “O Brasil pode até ganhar hoje, mas essa copa é nossa. A Itália ganha na final”, contou entusiasmado Aldo. Achando graça da confiança do marido, Prazeres não escondia a alegria de ser maioria ali, diferente do período de cinco anos quando morou na Itália. “O Brasil leva essa. É muito bom estar cheia de brasileiros ao redor, poder comemorar com todo mundo”, disse.

Mas ninguém no Parque Dona Lindu chamava mais atenção do que o aposentado José Ferreira, de 78 anos. Com uma fantasia composta por 513 bandeiras (número da idade brasileira), ele era atração no local. “Essa é a hora de o Brasil e Pernambuco mostrar para o mundo esse amor pelo país”, revelou.

Além do Parque Dona Lindu, Sítio da Trindade e Pátio de São Pedro, os jogos do Brasil na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e as partidas da competição realizadas na Arena Pernambuco também estão sendo transmitidos em telões na Praça do Arsenal, na Praça de San Martin, na Praça da Várzea, no Nascedouro de Peixinhos e na Escola Estadual Jordão Emerenciano, no bairro do Ibura.

Fonte: Secopa-PE

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
Taffarel será o preparador de goleiros, enquanto Mauro Silva ocupará o cargo de assistente técnico, criado para ser rotativo. Andrey Lopes será o auxiliar
+
Votação popular feita por meio do site da FIFA incluiu Neymar, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo na equipe ideal do torneio. Os argentinos Messi e Di María e o colombiano James Rodríguez também aparecem
+