Portal da Copa experimenta esquema de mobilidade no evento-teste da Arena Pernambuco

22/05/2013 - 18:17
O governo do estado estimulou torcedores a usarem o transporte público, em especial o metrô, no trajeto para assistir ao amistoso entre Náutico x Sporting

O jogo entre Náutico e Sporting de Portugal, evento-teste da Arena Pernambuco agendado para as 20h desta quarta-feira, também está servindo para avaliar o esquema de mobilidade que será montado para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. O governo do estado estimulou os torcedores a usarem o transporte público, em especial o metrô. Na estação Cosme e Damião, a três quilômetros do estádio, ônibus circulares gratuitos foram colocados à disposição do público e da imprensa credenciada.

Decidi, então, seguir o trajeto proposto. Optei pela antecipação, para evitar problemas no caminho que pudessem impedir o meu trabalho na arena. Às 15h, cheguei à estação Joana Bezerra, na região central de Recife. Ali esperei 15 minutos até a chegada do trem que seguiu com destino final para Camaragibe.

Fotos: Carol Delmazo/Portal da Copa#Torcida do Náutico no metrô e na chegada à Estação Cosme e Damião, que fica a 3km da arena

A  penúltima estação é a Cosme e Damião, que será oficialmente entregue à  população em 1º de junho, de acordo com a regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Entretanto,  a estação funcionou normalmente nesta quarta-feira (22.05), para integrar o teste de mobilidade. Foram 35 minutos dentro do vagão até a chegada à nova estação.

Perto de mim, ainda no metrô, estava um pequeno grupo de torcedores do Náutico. Como o jogo está marcado para 20h, perguntei o motivo de tanta antecipação. “Saí mais cedo do trabalho. Quero ser o primeiro a entrar na arena. Estou ansioso para conhecê-la”, disse Eric Leal, administrador. Valdemir Ferreira, amigo de Eric, já estava apostando no nome que vai entrar para a história. “Rogério vai fazer o primeiro gol desse jogo. Vai ser 2 x 1 para o Náutico”, previu o mecânico, fazendo referência ao atacante do Timbu.

Estação Cosme e Damião

A nova estação está em fase de acabamentos. Foi possível ver alguns tapumes e áreas bloqueadas, mas está quase pronta. Falta a colocação dos elevadores e das escadas rolantes e alguns detalhes.

Ao desembarcar, não foi difícil encontrar o ponto onde estavam os ônibus levam os torcedores à arena. De acordo com o governo de Pernambuco, 60 ônibus estão à disposição, de forma gratuita, saindo de três em três minutos. Quem chegou cedo, como eu, não teve problema: mostrou o ingresso, pegou uma pulseirinha e embarcou nos coletivos com destino ao novo estádio.

#Do terminal, torcedores embarcavam em ônibus gratuitos para o trajeto de 3 km até a arena. Na chegada, "tietagem" ao estádio

No caminho, os torcedores no ônibus disseram que valeu a pena ter saído cedo e elogiaram o esquema. Só demonstraram receio em relação às pessoas que deixaram para sair de casa em cima da hora. Mas nem deu tempo para longa conversa. Em menos de dez minutos estávamos diante da Arena Pernambuco. “Bem melhor ter vindo assim, ainda bem que deixei o carro”, escutei um deles dizendo.

Diante do novo estádio, a reação do pessoal que estava no ônibus foi parecida. A maioria tirou o celular ou a câmera fotográfica e registrou a fachada da Arena Pernambuco. “Linda”, “Deslumbrante”, “Estou emocionado”, foram alguns dos comentários.

Eu, que já conhecia a arena, cheguei com a sensação de que o esquema de mobilidade funcionou, pelo menos para os precavidos que decidiram sair cedo para o primeiro jogo profissional do novo estádio pernambucano. Meu trajeto durou uma hora, usando somente o transporte proposto.

O estádio construído em São Lourenço da Mata receberá três partidas da Copa das Confederações e cinco jogos do Mundial de 2014.

Carol Delmazo – Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+
BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+
Tarifa é de R$ 2,15 e os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)
+