Porto Alegre a 30 dias da Copa: foco no entorno do Beira-Rio

13/05/2014 - 10:10
Obras no acesso ao estádio do Internacional concentram atenções na capital gaúcha

Qualificar o Beira-Rio para receber cinco jogos da Copa, se preparar para um fluxo de até 200 mil turistas, investir em capacitação profissional e adquirir equipamento para garantir a operação do aeroporto Salgado Filho num período de intensa nebulosidade. Nessas frentes de trabalho, Porto Alegre está tranquila para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

O estádio do Internacional já foi inaugurado e passou por evento-teste oficial. Cursos de qualificação levaram a cidade a um outro patamar como destino turístico. A aquisição e instalação de um equipamento para manter o aeroporto funcionando mesmo sob nevoeiro foi garantida.

Assim, o foco das atenções na capital gaúcha nessa reta final está nas obras do entorno e no pátio do complexo do Beira Rio. A prefeitura ainda finaliza a construção do viaduto estaiado Pinheiro Borda, a duplicação da avenida Beira-Rio, o corredor de ônibus da avenida Padre Cacique e as três ruas de acesso ao estádio.

O pacote de obras tem orçamento estimado em cerca de R$ 150 milhões. Segundo Nilmar Faccin, gerente do Programa Nossa Copa, da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento, tudo estará pronto em 31 de maio. O secretário de Gestão, Urbano Schmitt, disse que o cronograma das obras vem sendo revisado diariamente e que as obras estarão concluídas no máximo até os primeiros dias de junho.

Portal da Copa/ME/Abril de 2014#O estádio da Copa, o Beira-Rio, está concluído. Faltam as obras no entorno

Turismo

A Capital terá uma série de atrações turísticas à disposição dos visitantes. Rico em cultura, o estado estima receber cerca de 200 mil turistas, sendo 70 mil estrangeiros. Para essa engrenagem de acolhimento funcionar, a prefeitura investiu na qualificação de setores que têm contato com o público, como hotéis, restaurantes, taxistas e guardas municipais.

“Porto Alegre não se enxergava como cidade turística. A perspectiva da Copa trouxe um novo conceito. Teremos mais de 40 Pontos de Orientação e Informação Turística (Points), com material impresso em português, inglês, espanhol e também nos idiomas das seleções que jogarão aqui”, contou o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.

Aeroporto

A chegada e partida de passageiros pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho não deverá ser empecilho para a Copa em Porto Alegre. Mesmo com o evento sendo realizado em época de incidência de forte nevoeiro na capital gaúcha, a entrada em operação do equipamento  ILS 2, que permite manter o aeroporto em funcionamento em condições de baixa visibilidade, foi prometida pela Secretaria de Aviação Civil para antes do começo da competição. O atraso na ampliação do terminal de passageiros não deve comprometer a vida dos viajantes. Segundo a Infraero, o Salgado Filho tem capacidade para movimentar 13 milhões de passageiros anualmente. Em 2013, cerca de 9 milhões de pessoas passaram por ali.

Claudio Medaglia, do Portal da Copa em Porto Alegre (RS)

Notícias Relacionadas

Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo
+
No confronto entre Brasil x Colômbia, pelas quartas de final, a lotação hoteleira de Fortaleza alcançou 97%
+
Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+
Ações do Mundial foram apresentadas a gestores públicos em encontro no Palácio do Planalto. Pronatec Turismo registrou mais de 166 mil matriculados até o início do torneio
+