Prazo para terminar treinamento virtual do Brasil Voluntário vai até sexta-feira

14/04/2014 - 15:33
Participantes poderão concluir todos os módulos da capacitação a distância até o dia 18 de abril. Assiduidade e desempenho serão os principais fatores na seleção para o treinamento presencial

O treinamento virtual do Brasil Voluntário está próximo de ser finalizado. Os participantes selecionados têm até sexta-feira (18.04) para concluir os módulos temáticos e de idiomas.

O primeiro módulo oferecido, e obrigatório para a sequência temática, é a Ambientação. Além de entender como funciona a plataforma de ensino a distância, o participante conhece a história do voluntariado no Brasil e aprende um pouco mais sobre o que é ser voluntário. O conteúdo foi construído em conjunto com o Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP).

Após a Ambientação, o participante pode iniciar os módulos temáticos: segurança e primeiros socorros; história do futebol e megaeventos; meio ambiente e sustentabilidade; e hospitalidade e turismo.

O módulo de “segurança e primeiros socorros” foi desenvolvido e coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Ele prepara os candidatos para agirem bem em situações de emergência, como casos que exigem conhecimentos e técnicas necessárias à prevenção de riscos e outras situações emergenciais.

Em “história do futebol e megaeventos”, o participante desenvolve competências básicas relacionadas à atuação em um megaevento. O módulo fornece, ainda, informações que transmitam aos participantes uma cultura geral sobre o esporte e o futebol.

O curso “meio ambiente e sustentabilidade” prepara os futuros voluntários a orientar adequadamente o visitante sobre os locais que deve encontrar em seu itinerário ao longo dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.  O conteúdo levanta questões como biomas brasileiros, clima e áreas de proteção ambiental.

Já em “hospitalidade e turismo”, o participante compreende o que é hospitalidade e como o voluntário poderá contribuir na recepção aos visitantes. Também é abordado o “turismo responsável”, em que são apresentadas suas características e as temáticas de acessibilidade e prevenção à exploração de crianças e adolescentes no turismo.

Nos módulos de idiomas, os convocados têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em até quatro línguas estrangeiras: inglês, francês, espanhol ou italiano. Os módulos estão disponíveis apenas para quem indicou, no cadastro, algum nível de conhecimento em um destes idiomas. O objetivo destes cursos é aprofundar os conhecimentos e o vocabulário dos participantes, com conteúdos voltados para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Treinamento
A capacitação a distância, iniciada em 12 de março, é estruturada e coordenada pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), 17 universidades públicas e centros de voluntariado.

Para iniciar o treinamento virtual, é necessário ter recebido no e-mail cadastrado uma senha de acesso. Ao acessar o portal do Brasil Voluntário, basta clicar no campo “capacitação virtual”, à direita da página, e informar o número do CPF indicado no cadastro e a senha enviada por e-mail.

Fonte: Brasil Voluntário

Notícias Relacionadas

Acesso ao agendamento continua normalmente; voluntários poderão consultar notícias no Portal da Copa
+
A capital pernambucana conta com 500 voluntários distribuídos em pontos de mobilidade e área externa da Arena Pernambuco
+
Equipe do Brasil Voluntário valorizam contato com visitantes e elegem holandeses como o povo mais alegre
+
Durante a vitória do Brasil sobre o Chile, participantes do Brasil Voluntário falam sobre a experiência em auxiliar os visitantes
+