Prefeitura de Salvador e Governo da Bahia avaliam esquema de mobilidade

25/06/2014 - 23:31
Iranianos elogiaram o esquema montado para levar os torcedores à arena de metrô

Nem mesmo a chuva causou transtornos na chegada dos mais de 40 mil torcedores à Arena Fonte Nova, em Salvador, que foram assistir Irã e Bósnia, nesta quarta-feira (25.06). Em balanço realizado após o duelo, a Prefeitura de Salvador e o Governo da Bahia avaliaram o esquema de mobilidade que, segundo os gestores, vem melhorando gradativamente.

“Essa operação, a cada jogo, vem ganhando maturidade”, afirmou o secretário Isaac Edington, do Escritório da Copa em Salvador (Ecopa). A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) e a Concessionária Via Bahia espalharam painéis eletrônicos nas principais vias de saída da cidade e ao longo da BR-324, alertando sobre as opções de tráfego e restrições em função da realização da partida. A medida foi tomada considerando o retorno do grande fluxo de motoristas que passaram o feriado de São João no interior.

Ainda segundo da Transalvador, o funcionamento do metrô, das linhas especiais e a circulação de veículos nas vias de acesso ao estádio ocorreu normalmente. “Em termos de fluxo dos veículos da cidade, os dois dias estavam equiparados”, afirmou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, em comparação ao jogo entre Suíça x França, no último dia 20, cuja movimentação também foi tranquila.   

O Secretário Estadual da Copa, Ney Campello, afirmou que uma nova alteração no acesso das delegações ao estádio foi testada com sucesso nesta quarta-feira. Uma inversão de fluxo para que as comitivas deixassem a arena no sentido contrário ao do público. Campello ressaltou que, com exceção dos feriados de Corpus Christi e São João, a Copa está acontecendo enquanto a capital baiana segue em plena atividade. “Estou muito satisfeito com a Copa até o momento. Estamos fazendo essa operação com a cidade funcionando”, enfatiza.

Mellyna Reis/Portal da Copa#Iranianos afirmaram que o esquema de mobilidade via metrô facilitou o deslocamento até a arena

Metrô

Os iranianos estão entre os que aprovaram o Metrô de Salvador. Na primeira visita ao Brasil, um grupo de mais de cinquenta torcedores escolheu o transporte para chegar à Fonte Nova. “Gostei de vir de metrô, foi muito fácil e simples chegar até o estádio. Eu ficaria ainda mais dias na cidade para acompanhar a minha seleção na final da Copa”, brincou o iraniano Rasi Ali.

Vestidos com as cores branca, verde e vermelha, da bandeira do Irã, os estrangeiros chegaram sem dificuldades ao estádio por volta das 12h. “A cidade está organizada e sinalizada, e devo ficar para as quartas de final”, afirmou o torcedor Majid Rezaci, que já havia assistido Argentina x Irã, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Mellyna Reis, do Portal da Copa em Salvador (BA)

Notícias Relacionadas

Estudo revela que a ocupação hoteleira na cidade bateu recordes, chegando a 72,26% no período do Mundial
+
Cidade hospedou campeões mundiais durante a Copa do Mundo e recebeu legados como Centro de Treinamento e promoção da imagem local
+
Tour 100% apresenta os bastidores do equipamento multiuso aos visitantes
+
Produto deve ser remodelado e seguir atendendo a turistas e baianos
+