Prefeitura do Rio lança manual com detalhes da operação da cidade durante a Copa

02/05/2014 - 13:03
Publicação tem informações de transporte, mudanças viárias, deslocamentos, além de descrever ações e responsabilidades dos órgãos envolvidos direta e indiretamente com o evento

Portal da Copa#Transporte por metrô será priorizadoO Rio de Janeiro passou a contar, a partir desta sexta-feira (02.05), com o “Manual de Procedimentos para Grandes Eventos – Copa do Mundo 2014”, lançado no Centro de Operações Rio (COR) pelo prefeito Eduardo Paes. A publicação será uma ferramenta para orientar e facilitar o trabalho das pessoas envolvidas na competição. Nela, há informações de transporte, mudanças viárias, orientações sobre deslocamentos, além de descrever ações e responsabilidades dos órgãos envolvidos direta e indiretamente com o evento.

» Confira a publicação na versão digital

Além do exemplar físico, uma versão digital será colocada à disposição para consulta e/ou impressão no site da prefeitura. Elaborado em forma de fichário e dividido em capítulos, o manual poderá ser atualizado ao longo da Copa, com inclusão de novas informações e substituição de dados, caso seja necessário. As atualizações serão feitas na versão digital e todos que tiverem o manual e/ou se cadastrarem no site receberão o aviso destas atualizações por email.

Conteúdo

No Manual de Procedimentos é possível encontrar tabelas com as datas dos jogos na cidade, recessos escolares e feriados. Fotografias, mapas, gráficos e ilustrações oferecem exemplos dos diferentes tipos de sinalização, orientam para utilização exclusiva do transporte público, descrevem como deve ser a chegada ao estádio e destacam todos os locais de importância para a operação da Copa do Mundo no Rio. Durante a leitura das páginas, pode-se entender a atuação dos órgãos da prefeitura, ler os decretos publicados e conhecer os locais de interesse dos profissionais de mídia.

A mobilidade nos dias de jogos é a espinha dorsal do planejamento da prefeitura e foi cuidadosamente detalhada: proibição de estacionamento no entorno do estádio, horário de fechamentos e reabertura de vias, rotas alternativas, locais dos pontos de verificação veicular, linhas de ônibus com trajeto alterado, linhas especiais para o evento nos aeroportos e rodoviária.

O BRT Transcarioca, corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca à Ilha do Governador, também foi destacado. O novo sistema será mais uma opção de transporte que estará à disposição de quem estiver no Rio de Janeiro a partir de junho.

» Obras do entorno do Maracanã são concluídas

Portal da Copa#

Estruturas

Como na Copa das Confederações, o Rio de Janeiro terá um Centro Aberto de Mídia (CAM) no Forte de Copacabana. Iniciativa do governo federal em parceria com a prefeitura do Rio, o CAM será aberto para jornalistas nacionais e estrangeiros, credenciados ou não pela FIFA. Eles terão acesso às estações de trabalho, internet de banda larga, coletivas de imprensa com porta-vozes de diferentes instâncias, press tours e programação cultural.

A cidade também abrigará o “quartel general” da FIFA (instalado no Forte de Copacabana) e o IBC (International Broadcast Center), que ficará na Barra da Tijuca. Com mais de 15 mil credenciados, o IBC deve ter, por dia, cerca de três mil profissionais que trabalharão na transmissão das imagens da Copa do Mundo para todo planeta.

Além das seis partidas e da final, da FIFA Fan Fest, o Rio será ainda casa das seleções da Holanda e da Inglaterra e passagem das equipes do Brasil e da Itália, que treinam no interior do estado. As areias de Copacabana serão palco de dez estúdios de diferentes televisões de todo o mundo que usarão um dos mais belos cartões postais da cidade como pano de fundo para as transmissões. A expectativa é que passem pela cidade cerca de 800 mil pessoas durante a Copa do Mundo.

Manual do Jornalista

A prefeitura também desenvolveu um guia para orientar os profissionais de mídia que estarão hospedados na cidade. Em um formato pequeno, de fácil manuseio e que pode ser levado sem dificuldades para qualquer lugar, o “Manual do Jornalista” apresenta e explica de forma objetiva o funcionamento da infraestrutura e projetos preparados pelo município.

No material, jornalistas e profissionais de mídia em geral saberão onde e como filmar na cidade e terão acesso aos principais contatos no Rio. Os interessados em receber um exemplar do Manual do Jornalista devem entrar em contato pelo email: press@rio.rj.gov.br.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+