Prefeitura de Porto Alegre e Infraero discutem melhorias no aeroporto Salgado Filho

01/03/2013 - 19:56
Nesta semana foi dada a ordem de serviço para a ampliação, em oito posições, do pátio de estacionamento de aeronaves

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, recebeu nesta sexta-feira (01.03), o diretor de Operações da Infraero, José Márcio Jordão, o superintendente regional Sul, Carlos Alberto da Silva Souza, e uma equipe de técnicos para tratar da ampliação da pista do aeroporto internacional Salgado Filho e da necessidade de retirada de alguns obstáculos no entorno do local.

O grupo entregou uma relação de itens como placas, postes, árvores, construções, uma caixa d’água e uma chaminé, que podem representar limitações para a plena utilização da pista. “A prefeitura de Porto Alegre já retirou vários obstáculos e hoje não temos problemas para a operação de aeronaves. A nossa preocupação é para que não tenhamos problemas que inviabilizem voos de longa distância ou o transporte de carga. Com a pista ampliada e a retirada desses obstáculos, grandes companhias devem iniciar a operação de novos voos internacionais na capital”, disse Jordão.

Na reunião o prefeito também destacou os investimentos que a Infraero está fazendo no aeroporto. Nesta semana foi dada a ordem de serviço para a ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves em oito posições, serviço com previsão de conclusão em 14 meses.

“A Infraero tem feito um grande esforço para a manutenção do aeroporto Salgado Filho, o que nos tranquiliza. Então nós vamos fazer o que for preciso para qualificar esse equipamento e ter garantias de que vai continuar operando com condições de atender o aumento da demanda e o crescimento da cidade”, afirmou Fortunati.

O terminal de passageiros, que hoje tem 35 mil m², terá, nos próximos anos, 60 mil m² de área construída. Antes da Copa do Mundo de 2014 a capacidade será ampliada em 30%. Outra melhoria é a instalação do equipamento ILS Cat2, que reduzirá o tempo de fechamento do aeroporto em dias de nevoeiro. As obras de ampliação da pista devem ser concluídas em dois anos. A extensão que hoje é de 2.280 metros será ampliada para 3.200 metros.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Notícias Relacionadas

Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+
Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+
Polícia Rodoviária Federal decidiu reforçar a vigilância em rodovias de acesso ao estado do Rio Grande do Sul usadas por torcedores do país
+