Presidenta do Chile reforçará torcida pela seleção do país na Arena Pantanal

11/06/2014 - 18:23
Michelle Bachelet chega na sexta-feira a Cuiabá. Integrantes de caravana devem começar a chegar na madrugada

Os milhares de chilenos presentes em Cuiabá para acompanhar a estreia de “La Roja” na Copa do Mundo FIFA 2014, em partida contra a seleção da Austrália, nesta sexta-feira (13.06), terão a torcida reforçada pela representante maior da República do Chile, a presidenta Michelle Bachelet. Ela estará presente na Arena Pantanal para prestigiar a seleção chilena. Será a primeira vez da presidenta em solo mato-grossense.

Bachelet chega ao Brasil um dia antes, para participar da cerimônia de abertura da Copa, na Arena Corinthians, em São Paulo. Lá, ela deve se encontrar com a presidenta brasileira, Dilma Rousseff.

Acompanhada do ministro conselheiro da embaixada do Chile no Brasil, Jaime Chomali e dos ministros do Esporte e das Relações Exteriores, Natalia Piffo e Heraldo Munhoz, respectivamente, Bachelet aterrissa em Cuiabá na sexta-feira. A presidenta chilena irá participar de um almoço com o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e outras autoridades locais, para então se dirigir ao estádio. Bachelet deve retornar para o Chile no dia seguinte.

Eventos chilenos em Cuiabá

Nesta semana, Jaime Chomali esteve em Cuiabá para tratar de detalhes com autoridades locais sobre a visita da presidenta chilena e comitiva. O ministro-conselheiro da embaixada do Chile no Brasil também aproveitou para discutir a respeito dos eventos culturais gratuitos patrocinados pelo governo chileno que estão sendo realizados em Cuiabá. A iniciativa, segundo Chomali, visa estreitar as relações de amizade.

Até o dia 14 de junho o público poderá conferir, no Shopping Pantanal, a exposição “Chile-Brasil. Unidos por el Fútbol”, uma coletânea de fotos jornalísticas da Copa do Mundo de 1962; e “El sueño de todos”, primeiro filme em três dimensões produzido no Chile que mostra a trajetória de “La Roja” em busca da vaga para disputar a Copa no Brasil.

Além disso, a banda de jazz “Los Tres”, realizou apresentações no Cine Teatro Cuiabá.

Maré Vermelha

Os primeiros integrantes da caravana de aproximadamente 800 veículos vinda de Santiago para acompanhar a seleção chilena na Copa do Mundo FIFA 2014, devem começar a chegar a Cuiabá na madrugada desta quinta-feira (12.06).

Batizada de “Marea Roja” (Maré Vermelha), a caravana deixou a cidade de Dourados (MS) a caminho da capital mato-grossense na manhã desta quarta-feira (11.06). A distância entre as cidades é de 930 km. Logo que adentrar o território de Mato Grosso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) passa a escoltar o comboio.

De acordo com o Ministério do Turismo, por volta de 20 mil chilenos devem estar em Cuiabá nos dias próximos à partida de estreia de “La Roja” na Copa do Mundo. Pela capital mato-grossense, já é possível identificar muitos chilenos pelas ruas, quase sempre em grupos e com a camisa da seleção. "Chi-Chi-Chi-Le-Le-Le", o tradicional grito de guerra chileno, também é bastante entoado.

Helson França, do Portal da Copa em Cuiabá

Notícias Relacionadas

Capital do Mato Grosso contou com a atuação de 357 voluntários, em locais como aeroporto, rodoviária, Arena Cultural, entorno da Arena Pantanal, FIFA Fan Fest e Centro Aberto de Mídia
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, volante Ramires e goleiro Victor destacam qualidade da Colômbia e negam desequilíbrio emocional
+
Sede de quatro jogos, capital de Mato Grosso teve impactos positivos no turismo, em serviços, em melhorias no aeroporto e na visibilidade internacional
+