Primeira etapa do amistoso contra Zâmbia termina sem gols

15/10/2013 - 09:44
Felipão levou sete jogadores reservas a campo, numa perspectiva de fazer os últimos testes para 2014

As sete alterações promovidas por Luiz Felipe Scolari levaram empolgação a campo, mas não eficiência ofensiva. A primeira etapa do amistoso entre Brasil e Zâmbia terminou em 0 x 0. A partida está sendo disputada em Pequim, na China, no estádio Ninho do Pássaro, palco principal das Olimpíadas de 2008.

"Não estamos mal. Trabalhamos bem a bola. Eles praticamente não tiveram oportunidades", comentou Lucas, na saída para os vestiários, em entrevista à Rede Globo. "Estamos criando, tentando. No segundo tempo a bola vai entrar", afirmou Alexandre Pato, em seguida.

Felipão levou a campo uma formação com sete alterações em relação ao time que considera titular, na perspectiva de fazer testes estratégicos para definir o grupo que estará na Copa do Mundo da FIFA 2014. Diego Cavalieri, no gol, Dedé, na zaga, Maxwell, na lateral esquerda, Lucas Leiva, como volante, Ramires, na armação, além de Lucas e Pato, no ataque, tiveram oportunidade de sair jogando.

Em campo, os jogadores mostraram disposição em tentar convencer o técnico de sua qualidade. Aplicaram o mesmo esquema de marcação por pressão que caracterizou a equipe campeã da Copa das Confederações e tentaram mostrar desenvoltura na saída de bola e na qualidade das finalizações.

Com isso, nos primeiros dez minutos a bola rondou o gol da Zâmbia três vezes. Neymar, de falta, obrigou o goleiro a espalmar para o travessão uma cobrança pela esquerda do ataque. Daniel Alves chutou por cima da trave uma sobra de bola após boa triangulação entre Ramires e Pato. E em tabela com Neymar, Ramires apareceu na cara do gol e tentou encobrir o goleiro Kennedy Mweene. A bola saiu rente à trave direita.

Aos 20, após boa articulação pelo meio de Neymar, o atleta do Barcelona encontrou Lucas na intermediária. O atleta do Paris Saint Germain ajeitou e chutou forte. A bola saiu novamente à direita do goleiro Mweene.  A pressão inicial, contudo, não se transformou em gol e o jogo ficou mais tímido em oportunidades até a fase final do primeiro tempo.

Assim, só aos 37 Neymar fez bela jogada, passou por três adversários e rolou para Daniel Alves dentro da área. O lateral tentou o cruzamento, mas a zaga tirou para escanteio. Aos 39, Daniel Alves cruzou e Alexandre Pato cabeceou, mas sem a força necessária para vencer o goleiro adversário. Aos 43, Neymar driblou dois adversários, entrou na área e chutou firme, de perna esquerda, para boa defesa do goleiro da equipe africana.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
Taffarel será o preparador de goleiros, enquanto Mauro Silva ocupará o cargo de assistente técnico, criado para ser rotativo. Andrey Lopes será o auxiliar
+
Votação popular feita por meio do site da FIFA incluiu Neymar, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo na equipe ideal do torneio. Os argentinos Messi e Di María e o colombiano James Rodríguez também aparecem
+