Profissionais de segurança e entretenimento recebem treinamento para atender turistas em Curitiba

28/05/2014 - 14:32
Curso aborda expectativa para a Copa do Mundo, mobilidade urbana e funcionamento da Linha Turismo

Os profissionais que atuam nas áreas de entretenimento e segurança pública em Curitiba, participam, até sexta-feira (30.05), de um curso para o atendimento a turistas durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. São mais de 500 pessoas envolvidas no treinamento desenvolvido pelo Instituto Municipal de Turismo (Ctur).

“Estamos preparando profissionais que trabalham em locais de grande circulação de visitantes, como os shoppings, e também policiais militares. Desta maneira esperamos atender bem todas as pessoas - visitantes e moradores - que desejarem receber informações turísticas de nossa cidade” explica a diretora de Turismo do Ctur, Cristiane Santos.

O curso aborda assuntos como a expectativa de turistas pela Copa em Curitiba, turismo no Brasil e Paraná, mobilidade urbana, atendimento ao turista, além de do funcionamento da Linha Turismo e seus atrativos - linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade. Alinha circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 45 quilômetros em cerca de duas horas e meia de passeio.

Palestras nos estabelecimentos

Funcionários de shoppings centers de Curitiba e representantes de bancas de revista participaram de palestras de representantes do Ctur nos próprios locais de trabalho. O objetivo é apresentar aos comerciantes e atendentes formas de atendimento aos turistas do Brasil e do estrangeiro que estarão na cidade durante a Copa 2014.

Em abril, o Ctur organizou curso de capacitação para os atendentes da Central de Atendimento e Informações – serviço 156 da Prefeitura Municipal. Foram oito turmas, com aproximadamente quinze funcionários em cada.

Além de cursos gratuitos para garçons e bartenders, voltados para a Copa 2014, os estabelecimentos estão adequando seus cardápios. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) orienta os estabelecimentos a traduzirem seus cardápios para até sete línguas. Segundo o Ministério do Turismo, cerca de 500 mil pessoas visitarão Curitiba durante a Copa: 100 mil estrangeiros e 400 mil brasileiros.

Angelo Binder, do Portal da Copa em Curitiba (PR)

 

Notícias Relacionadas

Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+
No confronto entre Brasil x Colômbia, pelas quartas de final, a lotação hoteleira de Fortaleza alcançou 97%
+
Ações do Mundial foram apresentadas a gestores públicos em encontro no Palácio do Planalto. Pronatec Turismo registrou mais de 166 mil matriculados até o início do torneio
+