Programa "11 pela Saúde" da FIFA lançado no Brasil

09/08/2013 - 16:32
Iniciativa da FIFA em parceria com CBF e ministérios do Esporte, da Educação e da Saúde terá projeto piloto em escolas de Curitiba. Objetivo é levar o programa às 12 sedes

A FIFA, em colaboração com os ministérios do Esporte, da Educação e da Saúde e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), começou a pôr em prática no Brasil sua principal iniciativa de saúde pública, o FIFA 11 pela Saúde. Um projeto-piloto acaba de ser lançado em Curitiba e o objetivo é levar o programa às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

O FIFA 11 pela Saúde é um programa educativo baseado no futebol e criado para crianças entre 11 e 12 anos de idade. O projeto será implantado em 15 escolas da capital paranaense. A primeira fase do programa, um curso para instrutores, já foi realizada, e os professores agora levarão a iniciativa para suas respectivas escolas.

O objetivo é encorajar a atividade física e promover hábitos saudáveis entre as crianças, a fim de prevenir ou minimizar fatores de risco de doenças. Em cada escola, haverá 11 sessões de 90 minutos, cada uma com dois tempos distintos de 45 minutos, como numa partida de futebol. No primeiro tempo, chamado de “Jogue futebol”, habilidades específicas do esporte são ensinadas às crianças. A segunda etapa, batizada de “Jogue limpo”, foca na educação sanitária e ajuda as crianças a desenvolver comportamentos saudáveis.

“Os primeiros estudos conduzidos pelo Centro de Pesquisa e Avaliação Médica da FIFA (F-MARC) em países africanos demonstraram que o projeto aumenta significativamente os conhecimentos das crianças sobre hábitos saudáveis e pode ser implantado de diversas maneiras, de acordo com a situação de cada país”, explicou o diretor médico da FIFA, Jiri Dvorak.

Craques

O projeto foi promovido durante a Copa do Mundo da FIFA 2010, na África do Sul. Depois, o programa foi levado a outros países africanos, como Zimbábue, Quênia, Namíbia, Zâmbia e Gana, e a seguir a outros continentes, alcançando um total de 19 nações. Para que ele seja mais atraente para as novas gerações, diversos jogadores de primeira – incluindo Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e Marta – adotaram uma das 11 mensagens ligadas à saúde.

O FIFA 11 pela Saúde se baseia em 11 mensagens desenvolvidas especificamente para criar uma comunicação direta com o público-alvo.

Fontes: Ministério do Esporte e FIFA.com

Notícias Relacionadas

Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+