Programa Brasil Voluntário encerra o treinamento virtual

18/04/2014 - 20:07
Módulos temáticos e de idiomas estiveram abertos de 12 de março a 18 de abril; assiduidade e desempenho serão levados em conta na seleção para o treinamento presencial

O prazo para a conclusão dos módulos do treinamento virtual do programa Brasil Voluntário chegou ao fim. De 12 de março a 18 de abril, mais de 34 mil pessoas selecionadas para a capacitação online puderam concluir quatro módulos temáticos e quatro módulos de idiomas, além da atividade integradora. A próxima etapa do programa é a seleção e convocação dos inscritos para o treinamento presencial, levando em conta a assiduidade e desempenho na preparação a distância.

“O participante que atingir pelo menos 50% de aproveitamento nos módulos temáticos ou de idiomas receberá certificação de 20 horas em cada um deles, mais 20 horas pela atividade integradora concluída”, explica Wilsa Ramos, diretora do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB).  A atividade integradora esteve disponível aos candidatos que obtiveram o mínimo de 50% de aproveitamento nos outros módulos. Caso o participante não tenha obtido a nota desejada, poderá refazer os questionários até esta segunda-feira, 21. Ao todo, serão quatro tentativas, sendo que a nota mais alta contará para a certificação e seleção.

Coordenado pela Universidade de Brasília (UnB), o treinamento virtual trouxe módulos que abordaram temas de relevância para atuação na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014: história do futebol e megaventos, meio ambiente e sustentabilidade, hospitalidade e turismo e segurança e primeiros socorros. Aqueles que indicaram, no momento da inscrição, algum nível de fluência em inglês, francês, espanhol ou italiano puderam aprofundar os conhecimentos nos módulos de idiomas.

Ederlânia Morais, 51 anos, foi uma das participantes que já concluiu o treinamento virtual. “Gostei muito do módulo sobre meio ambiente e do módulo sobre hospitalidade. Eu já tinha acesso a diversas informações, mas consegui me aprofundar, afinal, caso seja selecionada, terei que ficar atenta a todas as situações”, afirma.

Os selecionados para a primeira etapa da capacitação contaram com a ajuda de tutores, que auxiliavam os participantes e lançavam perguntas nos fóruns de discussão. “O acompanhamento dos tutores foi essencial para que nossas dúvidas fossem sanadas rapidamente”, avalia Ederlânia.

O conteúdo dos módulos do treinamento virtual ficará à disposição dos participantes para download na plataforma da capacitação. O material poderá ser utilizado para consulta tanto no treinamento presencial, quanto durante a atuação dos selecionados.

Treinamento presencial

Coordenado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), organizações de voluntariado e mais 17 instituições públicas de ensino das 12 sedes, o treinamento presencial do Brasil Voluntário terá início em 26 de abril e será finalizado em 25 de maio. Cerca de 1.500 pessoas por cidade-sede serão selecionadas.

Durante quatro fins de semana, exceto o que celebra o dia das mães, a capacitação abordará quatro módulos: Segurança e Primeiros Socorros; Integração; Turismo; e Mobilidade. Os participantes serão divididos em três turmas: Duas aos sábados, das 8h às 13h e das 14h às 19h; e uma aos domingos, das 8h às 13h.

Leonardo Dalla – Brasil Voluntário

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+